Equipe da UEL oferece apoio psicológico a estudantes e professores do Colégio Helena Kolody

Grupo multiprofissional de professores e servidores deve atuar com a comunidade escolar em encontros, rodas de conversa e plantão psicológico.

Uma equipe multiprofissional formada por professores e servidores da UEL se colocou à disposição para apoio e acolhimento psicológico aos estudantes e funcionários do Colégio Estadual Professora Helena Kolody, de Cambé. Após os violentos fatos ocorridos na última segunda-feira (19), as aulas foram suspensas e devem ser retomadas na próxima segunda (26).

A partir de uma reunião do grupo com os representantes do Núcleo Regional de Educação (NRE-Londrina) e a direção do Colégio, realizada nesta quarta (21), foi definido um acompanhamento prévio, ainda nesta semana, com os professores, e o acolhimento na segunda-feira para os alunos dos períodos da manhã e da tarde, com outras ações durante a semana, como rodas de conversa, apoio e plantão psicológico.

Uma das participantes da equipe da UEL, a psicóloga Ingrid Ausec, diretora do Núcleo de Acessibilidade da UEL (NAC), afirmou ser importante atender e dar suporte para todos da escola que, mesmo indiretamente, passaram pela situação de violência. Para Renata Grossi, diretora da Clínica Psicológica da UEL, este é o momento para acolher as angústias e “aumentar o sentimento de segurança” da comunidade escolar.

Reunião do grupo da UEL com os representantes do Núcleo Regional de Educação (NRE-Londrina) e a direção do Colégio foi realizada nesta quarta (21).

Presente na reunião, o diretor do Colégio, Paulo Dante, disse ser importante a formação dessa rede de apoio. “Nosso objetivo é estabilizar e reconstruir, para conseguir um retorno saudável para todos”, defendeu. Segundo ele, a rede vai envolver ainda a Promotoria e a Defensoria Pública de Londrina. Estiveram também na reunião a chefe do NRE-Londrina, Jéssica Elizabeth Gonçalves Pieri, e a pedagoga do NRE, Adriana Maria Augusto Faria.

Equipe

Na terça-feira (20), a equipe se reuniu com a reitora da UEL, Marta Favaro, e a chefe de gabinete, Lisiane Freitas de Freitas, para definir as ações de apoio psicológico que poderiam ser apresentadas ao NRE. “Neste momento tão delicado, a Universidade mostra sua solidariedade se colocando à disposição para atender à comunidade do colégio. Nada reparará a perda, mas podemos apoiar as pessoas para que se sintam mais fortes para voltarem a frequentar o espaço escolar”, disse a reitora.

Participam da equipe da Universidade: Carla Pagnossim e Alcídia Maria de Almeida Silva, do Serviço de Bem-estar à Comunidade (Sebec); Alex Gallo, professor do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e vice-diretor do Centro de Ciências Biológicas (CCB); Eleine Martins e Regina Celia Bueno Rezende Machado, professoras do Departamento de Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), além de membros do Programa de Apoio ao Docente e Discente (Padd). Também integraram a reunião Luciane Cristina de Oliveira Carnaúba e Manuela Kaster, da Clínica Psicológica da UEL.