Zerão orgânico: feira de produtos orgânicos será realizada neste sábado (23)

Feira ocorre sempre aos sábados, das 8h às 11h, e oferece uma grande variedade de legumes, frutas e outros produtos 100% orgânicos.

Área de lazer muito frequentada da Região Central de Londrina, o Zerão irá receber mais uma edição da única feira formada inteiramente por produtos orgânicos do município. A Feira Orgânica do Zerão será realizada das 8h às 11h, disponibilizando aos consumidores hortaliças, folhosas, frutas, Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), grãos, temperos e chás frescos. Todos os produtos serão ofertados diretamente pelos produtores e possuem o selo de certificação orgânica.

De acordo com o Núcleo da UEL do Programa Paraná Mais Orgânico (PMO), do Governo do Estado, os consumidores irão encontrar produtos como tomate, berinjela, brócolis, couve, alface, rúcula, repolho, mamão, banana, limão, ora-pro-nóbis, capuchinha, arroz, feijão, manjericão, erva doce, salsinha, cebolinha e hortelã. As barracas são montadas próximo à academia ao livre, de modo que a visita à feira pode ser um bom passeio para a manhã deste sábado, aliando hábitos saudáveis, como a caminhada ao ar livre, e o consumo de frutas e verduras livres de defensivos agrícolas.

A coordenação é do professor Maurício Ursi Ventura, do Departamento de Agronomia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA). Ainda integram a equipe os bolsistas técnicos Giovana Garcia Gomes, Caio Eduardo Pelizaro Poças, Gabriel Cipolaro Guirado, Pedro Lopes Pereira Teixeira, Victor Hugo Caetano Silveira e Vitor Figueiredo Aranha da Silva.

Feira funciona todo sábado, das 8h às 11h, no Parque do Zerão, no Centro de Londrina (Fotos: Divugação/Facebook PMO).

PMO

O Programa Paraná Mais Orgânico foi criado em 2018, voltado à orientação de agricultores familiares interessados em produzir orgânicos com certificação. O programa é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e as instituições estaduais de ensino superior.

Paraná Mais Orgânico (PMO) é voltado a agricultores do estado que desejam produzir alimentos sem defensivos agrícolas.