UEL firma parceria com a FEL para criar políticas públicas de esporte e lazer

UEL firma parceria com a FEL para criar políticas públicas de esporte e lazer

Primeiro passo do convênio é fortalecer e formar diretrizes para políticas de esporte e lazer na cidade, por meio de parceria com o Executivo municipal.

A UEL, por meio do Núcleo de Estudos sobre Educação Física, Esporte e Lazer (Nefel), do Centro de Educação Física e Esporte (Cefe), firmou um acordo de cooperação técnica com a Fundação de Esportes de Londrina (FEL), na última quarta-feira (27), para o desenvolvimento de políticas públicas de esporte e lazer. O Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Londrina (CMELL) também participa da ação.

O presidente da FEL, Marcelo Oguido, explicou que o primeiro passo, a partir da assinatura deste convênio, é fortalecer e formar diretrizes para o esporte e o lazer em Londrina. “Nossa intenção é somar forças em todos os setores deste segmento, para que a cidade de Londrina tenha um compromisso com a comunidade. É um passo muito importante e certamente será um legado que deixaremos para os londrinenses”, apontou.

Professor Antonio Gomes Pires e Marcelo Oguido, durante acordo de parceria entre UEL e FEL (Divulgação/FEL).

Coordenador do Nefel e professor do Departamento de Educação Física, Antônio Geraldo Magalhães Gomes Pires ressaltou que, através de uma política de esporte e lazer, as pessoas passam a reocupar os espaços públicos da cidade. “A intenção desta parceria é dar garantia de acesso às práticas de lazer e esporte para a população. Quando falamos em esporte, não falamos apenas do esporte de excelência, de alto rendimento. a realidade, a prioridade das políticas públicas será voltada ao esporte de formação. Essas garantias que o setor público dá para a sociedade é que tornam estas práticas relevantes para a melhoria da qualidade de vida da sociedade”, afirmou.

Pires explicou que o trabalho do Nefel será de assessoria técnica. “Vamos trabalhar em função da demanda da FEL. Neste primeiro momento, estamos apontando para a Fundação a importância de se discutir a consolidação da parceria entre a FEL e o CMELL, visto que as políticas públicas de esporte e lazer são elaboradas e pensadas nos conselhos. Em seguida, pensaremos no plano de atividades para 2024 e 2025, e em termos um fundo de financiamento destas atividades”, frisou.

Com informações da Prefeitura Municipal de Londrina (NCOM).

Leia também