Universidade reforça ações para idosos durante mês de outubro

Ações comemoram o Dia Mundial do Idoso, realizado no domingo (1º). Outras IEES também programam atividades no mês.

As universidades estaduais do Paraná programaram para o mês de outubro uma série de ações voltadas às pessoas idosas em Londrina, Foz do Iguaçu, Irati, Maringá e Ponta Grossa. As atividades estão relacionadas ao Dia Internacional do Idoso, comemorado no último domingo (1º), com foco na melhoria da qualidade de vida, integração social, saúde, bem-estar e aumento da expectativa de vida dessa parcela da população.

Na UEL, haverá uma roda de conversa e palestra sobre literatura de cordel. As atividades são abertas para a comunidade externa, como informa o coordenador da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) na Universidade e professor do Departamento de Educação Física (Cefe), Denilson de Castro Teixeira. Acesse a programação completa com as atividades que serão realizadas nas estaduais de Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e Centro do Paraná (Unicentro).

Para além da programação especial, as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) paranaenses desenvolvem ao longo do ano letivo diferentes projetos para os idosos, no âmbito da Unati, Universidade Aberta da Pessoa Idosa (Uapi) e Universidade Aberta para a Terceira Idade (Uati). Ao todo, são beneficiadas, aproximadamente, 1300 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, entre homens e mulheres, em diferentes cidades e regiões.

As ações são configuradas como programas de educação permanente de natureza não formal, envolvendo oficinas, cursos e atividades de socialização. As atividades são estruturadas em eixos estratégicos: educação, cultura e arte; saúde, nutrição e qualidade de vida; educação física, esporte e lazer; direito e cidadania. O intuito é elevar a autoestima, proporcionar novos conhecimentos e melhorar a qualidade de vida dos participantes. Ao final da jornada, são realizadas solenidades de formatura com entrega de certificados.

Literatura de Cordel e Homenagem aos idosos da Unati
Data: 3 de outubro, das 14h às 16 h
Local: Sala de Eventos do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca)

Com informações da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).