Carta aborda caminhos e desafios da representatividade feminina na ciência

Criação da cartilha foi ação coordenada por docente e egressa de PPG do CCS, com participação das pró-reitorias de Planejamento e Extensão.

Está disponível para download a carta “Mais Meninas, Mais Mulheres na Ciência”, cujo objetivo é promover uma reflexão com vistas para o crescimento da representatividade feminina nos espaços de pesquisa. Além de promover a discussão, o documento apresenta os resultados de uma ação desenvolvida pelo Projeto Safety, do Departamento de Saúde Coletiva (CCS), em conjunto com o Gabinete da Reitoria e as pró-reitorias de Graduação (Prograd), Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) e Planejamento (Proplan).

Construído coletivamente por um grupo de pesquisadoras da UEL, o documento aborda questões que perpassam valores sociais, especialmente no que diz respeito aos papéis pré-determinados historicamente na sociedade brasileira. O resultado é uma estrutura menos favorável às mulheres para o desenvolvimento de uma carreira acadêmica, conforme sugerem dados trazidos na cartilha:

Capa do documento (Reprodução).

Recomendações

Além de trazer os dados e os resultados das dinâmicas de trabalho colocadas em prática durante a oficina, o documento traz recomendações que servem como estratégia para o aumento da representatividade feminina. Este movimento, apontam as pesquisadores, deve ter início já no ensino básico por meio de estratégias de aproximação dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio de ações e projetos desenvolvidos nas universidades.

Entre as recomendações, destacam-se a elaboração e execução de editais que concedam bolsas e auxílio financeiro específicos para mulheres; a promoção de ações que estimulem a aproximação de meninas desde a educação básica à universidade; e a ampliação da divulgação de conhecimentos relacionados aos direitos das mulheres.

Trecho da cartilha, com recomendações para a Universidade contribuir com o avanço das mulheres na ciência (Reprodução).

Representatividade

A criação da cartilha “Mais Meninas e Mais Mulheres na Ciência” foi uma ação coordenada pela professora Marselle Nobre de Carvalho, do Departamento de Saúde Coletiva (CCS), ao lado da doutora em Saúde Coletiva pela UEL Silvia Karla de Andrade. Também integraram a comissão organizadora a diretora de Eventos, Cultura e Relações com a Sociedade da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Ana Luisa Boavista Cavalcante, e a servidora Lícia Maria Munhoz Manzano, da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).