Josuepar reúne mais de 400 atletas amadores de 15 modalidades

Jogos têm objetivo de integrar os servidores. Este ano serão 15 modalidades nas categorias masculina e feminina, realizadas na UEL e na Apuel.

Mais de 400 atletas amadores das sete Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) participam, a partir desta sexta-feira (6), dos 27º Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná (Josuepar), que serão realizados até este domingo (8), no Centro de Educação Física (Cefe) da UEL e na sede campestre da Associação do Pessoal da Universidade Estadual de Londrina (Apuel). Os jogos têm objetivo de integrar os servidores de todas as Instituições paranaenses. Este ano serão 15 modalidades nas categorias masculina e feminina.

A abertura oficial foi realizada na tarde desta sexta, na Apuel, com o pontapé simbólico, antes da disputa de Futsal Feminino entre as equipes da UEL e da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) de Paranavaí. A abertura foi comandada pelo Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, e pela reitora da UEL, Marta Favaro. Também estiveram presentes o reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Fábio Antonio Néia Martini, e o vice-reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), professor Ademir Fanfa Ribas.

O professor Aldo Bona destacou que os jogos são uma ótima ferramenta para que a comunidade de cada uma das universidades se aproxime e possa trocar experiências, fortalecendo o elo de integração. Segundo o secretário, os jogos foram retomados há três anos com incentivo da Seti em nome da confraternização entre os atletas amadores.

Secretário da Seti, Aldo Bona, durante abertura dos jogos dos servidores, realizados este ano na UEL (Fotos: Agência UEL).

Em que pese as sete Universidades sejam semelhantes no Ensino, Pesquisa e Extensão, acabam sendo distintas no estágio de desenvolvimento, história e na distância geográfica. “Essas diferenças se complementam. Temos presença física em 29 cidades, se considerarmos os projetos chegamos a mais de 300 municípios. A presença dos servidores de todas as regiões nestes jogos representa essa multiplicidade do Paraná, de diferentes culturas”, destacou o secretário.

Já a reitora, Marta Favaro, afirmou que as disputas reúnem atletas amadores em uma grande confraternização, tendo o esporte como pano de fundo. “Somos todos colegas, os jogos são uma oportunidade para construir uma sinergia, para aproximar todos aqueles que trabalham nestas unidades coirmãs. Sempre somar porque assim somos mais fortes”.

Josuepar é oportunidade de confraternização de colegas das IEES para a reitora da UEL, professora Marta Favaro.

Olimpíadas do servidor

O Josuepar engloba as seguintes modalidades esportivas: Basquete; Beach Tennis (duplas); Bolão; Canastra (dupla); Corrida (provas de 400m, 800m e revezamento); Corrida Rústica; Dominó; Futebol Suíço Livre; Futebol Suíço 50+; Futsal Feminino; Natação; Sinuca; Truco; Voleibol e Xadrez.

Os jogos foram criados em 1992 como evento anual, realizado nas sete Universidades Estaduais. Este ano a promoção é da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), em parceria com o Centro de Educação Física e Esportes (Cefe); Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH); Prefeitura do Campus Universitário (PCU) e Apuel. Também são apoiadores a Seti e a Secretaria de Estado do Esporte do Paraná (Paraná Esporte).

Equipes se preparam para entrar em campo pelo Josuepar. Neste ano, evento será sediado na UEL, com partidas no Cefe e na sede da Apuel.