Ex-reitora da UEL, professora Berenice Jordão, recebe nesta sexta título de Cidadã Honorária de Londrina
Ex-reitora da UEL, professora Berenice Jordão, recebe nesta sexta título de Cidadã Honorária de Londrina
Honrarias foi concedida por meio de proposta apresentada pela vereadora Professora Sônia Gimenez (PSB).Reitora da UEL na gestão 2014-2018, a professora Berenice Quinzani Jordão recebe nesta sexta-feira (29), da Câmara Municipal de Londrina (CML), o título de Cidadã Honorária do município. A honraria será concedida na atual sede do Poder Legislativo municipal, na rua Marselha, 183, Campus Anhanguera/Unopar, no Jardim Piza, em solenidade marcada para às 11h.
Uma das maiores honrarias concedidas pela Câmara Municipal de Londrina, o título de Cidadã Honorária foi proposto pela vereadora Professora Sônia Gimenez (PSB) por meio do Projeto de Lei nº 117/2024, aprovado no final de agosto pela Casa Legislativa. Após a aprovação, em votação secreta, o PL foi convertido na Lei Municipal nº 13.848, de 20 de setembro de 2024.
Trajetória
Empossada como reitora em junho de 2014, Berenice Jordão integrou a chapa UEL em 1º Lugar, ao lado do professor Ludoviko Carnasciali dos Santos (in memorian). Ela teve a trajetória marcada por grandes responsabilidades na administração da Universidade Estadual de Londrina, como o cargo de vice-reitora na gestão anterior, liderada pela professora Nádina Moreno. No mesmo período foi presidente do Conselho Diretor do Hospital Universitário da UEL e também de outros órgãos suplementares.
Nascida em Tupã (SP), a professora veio para Londrina em 1979, mesmo ano em que ingressou no Departamento de Biologia Geral. É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e doutora em Ciências pela Universidad Complutense de Madrid, Espanha (1987), autora de dezenas de artigos científicos publicados em periódicos nacionais, internacionais, livros e capítulos de livros.
Na UEL, ocupou os cargos de Pró-Reitora de Pesquisas e Pós-Graduação, coordenadora do Programa de Pós-Graduação e Mestrado em Genética e Melhoramento, chefe e vice-chefe do Departamento de Biologia Geral.
A ex-reitora da UEL e Cidadã Honorária do município de Londrina também ocupou o cargo de presidente do Grupo Gestor do Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAEPE/UEL) entre 2005 e 2006, tendo sido representante das categorias docentes dos assistentes, adjuntos e associados no Conselho Universitário por diversos mandatos.
Conforme destaca a ex-professora do Departamento de Química da UEL e vereadora autora da proposta, Sonia Gimenez, Berenice Jordão tem proposto ações que elevam tanto o nome da UEL como da cidade de Londrina no Brasil e no exterior desde a sua admissão na universidade, em 1979.