Evento sobre políticas de segurança alimentar tem início nesta segunda (17) no CESA
Evento sobre políticas de segurança alimentar tem início nesta segunda (17) no CESA
Encontro integra apresentações, oficinas e visitas técnicas entre os dias 17 e 18. Inscrições são gratuitas.A Universidade Estadual de Londrina, junto da Secretaria da Agricultura de Londrina (SMAA) e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) promove, entre os dias 17 e 18, o evento Estratégia Alimenta Cidade. Com atividades previstas para os períodos matutino e vespertino, o encontro discute as políticas de segurança alimentar na cidade de Londrina. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas de forma gratuita neste endereço.
O primeiro dia de evento acontece de forma presencial no Anfiteatro Prof. Genésio Ferreira Cruz, no Centro de Estudos Sociais Aplicados. Durante sua realização, os participantes serão apresentados ao programa Estratégia Alimenta Cidade e ao diagnóstico do município. No mais, ainda farão parte de mesas redondas, além de oficinas e apresentação em grupos, as quais serão ministradas por representantes do Ministério do Desenvolvimento Social, do Instituto Comida do Amanhã e de servidores da Prefeitura Municipal de Londrina (PML).
O dia 18 é dedicado às visitas técnicas, as quais ocorrem em diferentes regiões da cidade. Dentre as iniciativas apresentadas, estão previstos os projetos “Sacolas Camponesas”, “Agroindústria Familiar” e “Abelhas Sem Ferrão”, além do programa “Agriurbana de Londrina” e as hortas comunitárias “Mundo Ideal” e “Cantinho do Céu”. Um ônibus será destinado ao transporte para as visitas técnicas, com saída às 8h15 da sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (R. Anísio Rigioli).

Estratégia Alimenta Cidades
Selecionada em maio do ano passado, Londrina é uma das 60 cidades contempladas pelo Estratégia Alimenta Cidades, programa realizado pelo Governo Federal que busca garantir, sobretudo para comunidades em condição de vulnerabilidade e ocupantes de regiões periféricas, um pleno acesso à alimentação de qualidade. O apoio, que deve continuar até 2026, envolve a disponibilização de diagnósticos individuais e demais recursos de orientação aos municípios, visando à implantação e otimização de seus programas.
Perante seu envolvimento com as questões relacionadas ao sustento da população, o Estratégia Alimenta Cidades integra o segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o qual preza pela fome zero e agricultura sustentável, conforme presente na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
As inscrições são gratuitas e permanecem abertas até o dia 17. A programação completa do evento pode ser conferida abaixo:


*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.