Bolsistas do Núcleo de Inserção Profissional da UEL iniciam atividades de formação

Bolsistas do Núcleo de Inserção Profissional da UEL iniciam atividades de formação

O NIP incentiva a atuação conjunta de estudantes, docentes e instituições públicas e privadas em projetos de inovação e desenvolvimento local

Teve início nos dias 6 e 7 de outubro o ciclo de atividades formativas destinadas aos estudantes bolsistas do Núcleo de Inserção Profissional (NIP) da UEL. A primeira oficina de capacitação marcou o início das ações do Núcleo e foi realizada em parceria com o Sebrae/PR.

A estruturação do NIP integra uma encomenda governamental da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), voltada a fortalecer a articulação entre os setores produtivo, acadêmico e público, promovendo a formação de profissionais com competências alinhadas às transformações do mundo do trabalho.

Viabilizada pelos consultores do Sebrae, Heverson Feliciano e Everton Ortiz Perussi, a capacitação foi ministrada por Yuri Shirado, mestre e doutora em Ciência da Informação pela UEL, consultora credenciada do Sebrae e sócia fundadora da 2WL Tecnologia. A atividade abordou os temas Inovação e Metodologia do Programa Agente Local de Inovação (ALI).

O Programa ALI oferece acompanhamento personalizado e gratuito a micro e pequenas empresas, por meio de agentes especializados que aplicam metodologias voltadas à implantação de soluções inovadoras em produtos, processos e serviços. Os bolsistas do NIP/UEL acompanharão os agentes locais de inovação, colaborando com o diagnóstico de desafios e o desenvolvimento de soluções aplicadas nas empresas atendidas.

Segundo a coordenadora institucional do NIP, Lilian Kemmer Chimentão, professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e diretora de Assuntos Acadêmicos da Pró-reitora de Graduação (Prograd), o projeto representa “um avanço significativo para a Universidade, pois amplia as oportunidades de aprendizagem pela experiência e consolida a integração entre a Universidade e a sociedade. Por meio das ações do Núcleo, estimulamos a atuação conjunta de estudantes, docentes e instituições públicas e privadas em projetos de inovação e desenvolvimento local”.

A orientadora do Núcleo, professora Dirce Aparecida Foletto de Moraes, ressalta que o início das atividades marca uma etapa importante na consolidação do projeto. “A expectativa é que os bolsistas possam vivenciar experiências práticas de alto valor formativo e contribuir com resultados efetivos para as organizações parceiras”, afirma.

Primeira oficina de capacitação marcou o início das ações do Núcleo e foi realizada em parceria com o Sebrae/PR (Foto: Arquivo pessoal)

A próxima ação do programa será o Encontro Coletivo do Programa ALI – Etapa Compartilhar, previsto para o dia 14 de outubro. O evento reunirá estudantes, agentes locais de inovação, gestores de empresas e representantes do Sebrae, e incluirá a palestra “Gestão Estratégica por Indicadores Financeiros e de Produtividade”.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.