TV UEL lança série em homenagem aos 52 anos da Universidade

Ao todo, serão oito entrevistas com funcionários da Prefeitura do Campus (PCU). Universidade completa 52 anos em 7 de outubro.

“Desejo que, quando não estivermos mais aqui, quem vier trate com amor e com carinho o trabalho e veja o outro como um ser humano”. A frase é da diretora de Equipamentos da Prefeitura do Campus Universitário (PCU), Marli Aparecida da Silva, e expressa um dos seus mais sinceros desejos para o futuro da UEL, que completa 52 anos de reconhecimento no dia 7 de outubro. Com um emocionante depoimento no primeiro episódio da série, ela abre uma série de entrevistas que resgatam trajetórias de funcionários da PCU, produzida pela TV UEL em alusão às comemorações dos 52 anos da Universidade.

A série de entrevistas já começou a ser divulgada no YouTube. No segundo episódio, o servidor Devanir Ademir Bento, atualmente no setor de marcenaria da Diretoria de Equipamentos da PCU, relembra como foi o início da sua trajetória e também expressa seu carinho pela instituição. Nesta terça (26), a TV UEL lançou o terceiro vídeo da série, com depoimento do mestre de obras aposentado Zezito. Aos 84 anos, explica sobre o tempo em que ajudou a erguer, literalmente, a UEL. “Foram os primeiros prédios que construí na vida”, recordou. A série contará, ao todo, com oito “personagens-servidores”.

A série conta com produção de Fiama Heloisa, captação de imagens de Célio Costa e edição de Marco Antonio Barros. De acordo com o diretor da TV UEL, Célio Costa, a série será formada por oito episódios que são parte da memória viva da Universidade Estadual de Londrina. “Ouvimos relatos daqueles que ajudaram a construir a estrutura física da UEL que conhecemos hoje, como também falamos com profissionais que contribuíram com a estrutura técnica de rede de informática, telefonia, energia, água e outras áreas. Além dos responsáveis por transformações tecnológicas precursoras do sistema que a instituição tem hoje”, destaca o diretor.

A viagem no tempo através da oralidade é parte das comemorações de reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). Criada oficialmente em janeiro de 1970, a UEL foi reconhecida no dia 7 de outubro de 1971, data mais importante do seu calendário de comemorações. Figurando entre as maiores instituições de Ensino Superior do País, a UEL já formou mais de 85 mil profissionais e é reconhecida pelo seu papel de excelência em Ensino, Pesquisa e Extensão.

Sobre os personagens que ainda virão, o diretor Célio Costa reforça o convite para que a comunidade universitária fique atenta aos relatos, que servem de inspiração às novas gerações. “Eles nos proporcionam relatos emocionantes da sua vida pessoal e profissional dedicados à Universidade. Percebemos neles a emoção em contribuir com o crescimento e com as inovações deixados como marca do seu tempo. Ouvi-los nos instiga a sermos cada vez mais envolvidos e atuantes em nossas atividades, inspirados pela força e garra de cada um que entrevistamos”, conclui.