Seminário do CCH divulga dissertações e teses em estudos da linguagem

Podem apresentar trabalhos mestrandos do 2º ano e os doutorandos do 3º e 4º anos. Nesta edição serão 34 trabalhos, sendo 25 de doutorado e 9 de mestrado.

Reinaldo C. Zanardi

Agência UEL

Promover espaços de discussão que possibilitem intercâmbio, cooperação científica e acadêmica relativos aos temas trabalhados nas diferentes áreas e linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL). Este é um dos objetivos do Seminário de Dissertações e Teses em Andamento (SEDATA) 2020, que está em sua 19ª edição. Além disso, o evento divulga os projetos de pesquisas dos discentes do programa, tanto em nível de mestrado, quanto de doutorado.

A coordenadora do PPGEL, a professora Fabiane Cristina Altino, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), lembra que podem apresentar trabalhos mestrandos do 2º ano e os doutorandos do 3º e 4º anos. Nesta edição serão 34 trabalhos, sendo 25 de doutorado e 9 de mestrado. “Teremos uma inovação, o espaço para os questionamentos da plateia”, afirma a professora. O XIX SEDATA ocorre entre os dias 2 e 4 de setembro. As inscrições podem ser feitas a partir de 15 de agosto. Mais informações no site do evento – AQUI.

Na programação do evento serão realizadas conferências online. No dia 2, o tema “Políticas Linguísticas na contemporaneidade” será debatido pelo professor Gilvan Müller de Oliveira, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora Telma Nunes Gimenez, da UEL. A medicação está a cargo da professora Vera Lúcia Lopes Cristovão, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas do (CCH). A atividade será das 9 horas às 10h30.

No dia 3, a segunda conferência online tem como tema “Estudos Linguísticos na contemporaneidade”, com a professora Loremi Loregian-Penkal, da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) e professor Roberto Leiser Baronas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). A mediação é da professora Fabiane Cristina Altino (UEL) e a atividade também será das 9h às 10h30.

Por fim, a última conferência será no dia 4, das 9 horas às 10h30, com o tema “Ensino de Línguas na contemporaneidade”, tendo como debatedores as professoras Fernanda Coelho Liberali, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP) e Luzia Bueno, da Universidade São Francisco (USF). A mediação é da professora Joyce Elaine de Almeida Baronas, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas do CCH.