Receita Federal repassa R$ 961 mil em equipamentos para inclusão digital de estudantes

São 1.131 smartphones, 135 tablets e 10 notebooks, que representam o maior repasse feito pela Delegacia nos últimos tempos

A Delegacia da Receita Federal de Londrina entregou nesta terça-feira (4) um lote de mercadorias apreendidas avaliado em R$ 961,5 mil, que deverão beneficiar estudantes de graduação nas atividades remotas, iniciadas no final de junho. Os equipamentos representam o maior repasse feito pela Delegacia nos últimos tempos e reúnem 1.131 smartphones, 135 tablets e 10 notebooks. Todos os materiais deverão passar por uma avaliação das condições técnicas, serão patrimoniados e posteriormente repassados aos estudantes como empréstimo por comodato.

Levantamento feito pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), com 95% dos cerca de 13 mil estudantes de graduação, demonstrou a necessidade de amparo a 1.639 estudantes que não têm acesso à internet ou que dispõe de uma rede de baixa de qualidade. Segundo esse levantamento, 978 acadêmicos não têm equipamentos ou utilizam computador ou tablet de forma compartilhada.

Equipamentos foram entregues nesta terça-feira (4). Eles serão repassados aos estudantes como empréstimo por comodato

Segundo o reitor da UEL, Sérgio Carvalho, o retorno das atividades foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), para ocorrer a partir de 29 de junho , com o comprometimento de que seriam oferecidas condições para que os estudantes pudessem participar das atividades remotas. Segundo ele, tão logo foi aprovada a reabertura do calendário, a Administração da UEL procurou diversas lideranças políticas, empresariais e entidades de Londrina e do Estado. Entre as instituições estava a Receita Federal.

“A marca da UEL sempre foi a da inclusão. Estes equipamentos vão atender exatamente os estudantes mais carentes, garantindo a inclusão digital”, definiu. O reitor lembrou ainda que aguarda a chegada de recursos da ordem de R$ 285 mil, repassados pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), para a compra de equipamentos e de pacotes de Internet. Outra iniciativa da Administração foi a organização da Campanha Acess@UEL para incentivar doações de equipamentos e de recursos financeiros visando garantir emergencialmente a Internet aos alunos considerados mais fragilizados economicamente.

O Delegado da Receita Federal, Reginaldo Cezar Cardoso, confirmou que o lote doado é o maior já repassado à uma Instituição local nos últimos meses. Ele explicou que todos os equipamentos foram apreendidos dentro dos esforços das equipes da Delegacia de Londrina e que a proposta de doação vem ao encontro da visão da Receita de destinar equipamentos para parceiros com finalidade social. “A educação tem de ser valorizada. Entendemos que os equipamentos servirão para o aluno ter acesso a um ensino de qualidade e que conseguimos colaborar um pouco nesse processo”, comentou o delegado.

Equipamentos permitirão acompanhamento das atividades remotas, pelos estudantes que comprovarem necessidade