UEL e Prefeitura de Londrina promovem curso de política para mulheres

Reinaldo C. Zanardi

Agência UEL

Uma parceria entre a Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio do Departamento de Ciências Sociais do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), e a Prefeitura de Londrina resultou na realização do curso “Mulheres na política & política para mulheres”, com carga horária total de 12 horas. O curso teve início terça-feira (4) e vai ocorrer todas às terças-feiras das 19 às 21 horas, através da plataforma Zoom Meetings. As vagas já foram preenchidas.

A professora Silvana Mariano, do Departamento de Ciências Sociais e coordenadora da atividade, explica que são seis encontros com temáticas que abordam a participação da mulher na política. “Temos índices piores que muitos países latino-americanos e países árabes. Isso é indicador de que existe algo muito errado no funcionamento da nossa democracia”, afirma ela. “Enfrentar esses problemas é fundamental para que possamos construir uma sociedade melhor”.

(Divulgação)

A professora afirma que os desafios para mudar essa realidade são muitos e as mulheres precisam enfrentam barreiras culturais, institucionais e econômicas. “As responsabilidades de cuidado, por exemplo, lhes retiram quase toda a possibilidade de dispor de tempo livre, um bem fundamental para a política”, comenta Silvana Mariano. “Os partidos políticos não investem na formação de quadros políticos compostos por mulheres. Os financiamentos de campanha são historicamente carreados para candidaturas masculinas.”

Ela destaca também que o problema não está na escolha que o eleitor faz ao votar. “Um grande problema é todo esse sistema que impede que as mulheres cheguem à posição de candidata e, muitas vezes, quando furam esses filtros, se deparam com campanhas sem qualquer apoio partidário”, afirma. “Mudanças recentes nas normas de financiamento de campanhas das mulheres, com recursos públicos, são importantes e já apresentaram resultados positivos nas eleições de 2018.”

Programação – O curso “Mulheres na política & política para mulheres” segue na próxima terça-feira (dia 11), com o tema “Mulheres na política: desafios e conquistas”. No dia 18 de agosto, será abordado o tema “Políticas públicas e mulheres”. No dia 25 de agosto, “Construção de campanha das mulheres”; no dia, 1º de setembro, “Direito eleitoral” e, no último dia do curso (08/09) “Financiamento eleitoral e partidos políticos no Brasil”.