Ciclo de Debates online do CESA aborda a desigualdade social

Com carga horária de 22 horas e direito à emissão de certificado, o Ciclo tem debates dias 20 e 27 de agosto e 3,17 e 18 de setembro.

Seis encontros com temas que abordam a desigualdade social em Londrina em diferentes perspectivas integram o Ciclo de Debates, realizado pelo projeto de pesquisa “Análise da desigualdade social em Londrina – leitura continuada articulando indicadores sociais e econômicos”, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), da UEL. O primeiro debate ocorre nesta quinta-feira hoje (6), às 19h30, com o tema “Trabalho e renda em Londrina – parâmetros para agir sobre a desigualdade social, agravada com a pandemia”. A sala virtual pode ser acessada neste link.

O debate terá a participação do professor da UEL Reginaldo Melhado, juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região; a professora aposentada da UEL Marcia Lopes, que foi ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do professor Savio Machado Cavalcante, do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A mediação do debate é da professora Ana Patrícia Pires Nalesso, do Departamento de Serviço Social e coordenadora do projeto de pesquisa sobre a desigualdade social.

“O conteúdo [do ciclo] aborda aspectos conceituais que apresentam conexão entre o tema de cada ciclo – proteção social e a atuação profissional, trabalho, saúde, renda, mídia – e a desigualdade social, considerando os agravos da pandemia e a realidade de Londrina”, afirma a professora Ana Patrícia Pires Nalesso. A carga horária do ciclo é de 22 horas, com emissão de certificado. Inscrições – AQUI.

A programação segue com debates nos dias 20 e 27 de agosto, 3, 17 e 18 de setembro. Alguns nomes ainda estão sendo confirmados, mas confira os temas e os horários dos debates.

20 de agosto, às 19:30 – “Desafios do acesso à saúde no cenário pandêmico – a epidemiologia social da pandemia e a rede de serviços de saúde em Londrina”.

27 de agosto, às 20 horas – “Desigualdade social em Londrina: uma leitura dos dados trabalhados pelos pesquisadores locais”.

9 de setembro, às 20 horas – “Mídia local e desigualdade – A compreensão dos produtores de informação sobre a desigualdade social e a pandemia de COVID-19”.

17 de setembro, às 19h30 – “Diálogo com as (os) trabalhadoras(es) das políticas sociais, gestores e lideranças: expressões da desigualdade, os dados e a vivência profissional na proteção social.”

18 de setembro – às 19h30 – “Apresentação da síntese do evento”, com a coordenação do projeto de pesquisa “Análise da desigualdade social em Londrina – leitura continuada articulando indicadores sociais e econômicos”.

(*Quadro Operários, de Tarsila do Amaral – 1933)