Programa de Apoio à Inclusão recebe 122 bolsas para alunos da graduação

As bolsas serão concedidas aos estudantes de graduação que ingressaram na UEL pelo sistema de cotas e participaram da seleção PIBIS 2020.

A UEL foi contemplada com 122 bolsas de inclusão social da Fundação Araucária, com recursos totais de R$ 585.600,00. As bolsas serão distribuídas para projetos ligados às Pró-reitorias – Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) e Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX). A divulgação foi feita na última quarta-feira (5), por meio do resultado da Chamada Pública 08/2020.

As bolsas de inclusão social serão concedidas aos estudantes de graduação que ingressaram na UEL pelo sistema de cotas e participaram do processo de seleção do Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social Pesquisa e Extensão Universitária 2020 (PIBIS-UEL). O Programa envolve o Serviço de Bem-Estar à Comunidade da UEL (SEBEC) e as três pró-reitorias acadêmicas. Os classificados no Edital nº 012/2020 serão convocados por ordem de seleção.

(Divulgação)

De acordo com Paulo Liboni, diretor de Programas, Projetos e Iniciação Extensionista da PROEX e coordenador do PIBIS-UEL, um dos objetivos do programa de inclusão social é propiciar a permanência e a integração à cultura acadêmica dos estudantes ingressantes no Ensino Superior por meio do sistema de cotas. “Entendemos que é um programa da mais alta relevância, pois reduz a evasão e ainda promove a inserção destes estudantes em ações de ensino, pesquisa e extensão”, afirma.

Paraná – Foram aprovadas 1.000 bolsas de inclusão social para instituições públicas estaduais, federais, e também particulares paranaenses, totalizando R$ 4.800.000,00. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi contemplada com 123 bolsas, seguida da UEL com 122 e das Universidades Estaduais de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste), com 119 bolsas cada uma. Da edição anterior para este ano, mais duas instituições participaram da concessão de bolsas, aumento de 11 para 13.