Documentários são selecionados para exibição na Mostra Cine Cequinha

Documentários são selecionados para exibição na Mostra Cine Cequinha

Serão exibidas 25 produções audiovisuais. O ideia é ampliar o alcance dos filmes londrinenses durante o período de isolamento social.

Dois documentários elaborados por meio de projeto de extensão, do Departamento de Comunicação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), foram selecionados para a 1ª Mostra Cine Cequinha em Casa. A Mostra exibirá 25 produções audiovisuais, como forma de ampliar o alcance dos filmes londrinenses durante o período de isolamento social. A programação será divulgada nos próximos dias – AQUI.

Com ações direta na comunidade, o projeto de extensão “Plataformas digitais: a produção comunitária de novas narrativas alternativas ao discurso hegemônico, como dispositivo de produção de novos sentidos”, colaborou com a produção audiovisual de um documentário sobre pessoas da terceira idade e outro sobre trans e travestis de Londrina.

Como explica o coordenador do projeto, Reginaldo Moreira, professor do Departamento de Comunicação, a produção “Vidas Declaradas” reúne 10 mini documentários sobre trechos de história de vida de pessoas idosas. O material foi coletado com participantes do Programa Tecer Idades, antes voltado para oficinas de TV e, atualmente, um programa na Rádio UEL FM – radiorrevista veiculada todo primeiro sábado de cada mês, às 11 horas, com uma hora de duração.

O outro documentário selecionado para a Mostra é o “Meu amor, Londrina é trans e travesti”, lançado em dezembro do ano passado.  O material reúne depoimentos de cinco travestis que ajudaram a construir a história do ativismo social LGBTQIA+ na cidade. A produção é iniciativa do Coletivo Elity Trans e contou com a edição conjunta de estudantes da Especialização em Comunicação Popular e Comunitária e da graduação em Jornalismo, na disciplina de Comunicação Popular e Comunitária, ministrada pelo professor.

Reginaldo Moreira explica que os documentários foram criados a partir do protagonismo dos próprios membros das comunidades. Confira no áudio.

Mostra – Os filmes selecionados na 1ª Mostra Cine Cequinha em Casa serão exibidos durante sete dias, em data a ser definida pela equipe da mostra e realizadores. Além da exibição, serão promovidos bate-papos sobre as obras selecionadas e conversa com os autores.

A proposta do Cine Cequinha, enquanto cineclube, é aproximar o público de obras audiovisuais locais e nacionais, que estão fora do circuito comercial de exibição, além de promover a democratização do acesso à cultura e ao cinema.

Mais informações estão disponíveis no perfil e na página do Cine Cequinha.

Leia também