Parceria entre Mestrado de Letras Estrangeiras e SEED viabiliza formação de professores da rede

A formação é para professores responsáveis pelas disciplinas de Línguas Inglesa e Espanhola, idiomas oferecidos pelas escolas públicas.

Uma parceria do Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas (MEPLEM), do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), com a Secretaria da Educação e do Esporte (SEED) do Paraná, viabiliza a participação de estudantes do mestrado na formação de professores das escolas públicas do estado. Os mestrandos da UEL são professores de língua estrangeira das escolas públicas estaduais.

A coordenadora do MEPLEM, a professora Michele Salles El Kadri, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas do CCH, afirma que a formação é para professor das línguas inglesa e espanhola, idiomas oferecidos pelas escolas públicas. Os estudantes do mestrado profissional participam de conferências ao vivo, todas as quintas-feiras, às 10 horas, via Canal do Professor no Youtube, programa implantado no último mês de junho. O acesso ao Canal pode ser feito – AQUI.

Michele Salles El Kadri explica que os conteúdos abordados são os recursos tecnológicos, alinhados aos descritores da Prova Paraná e das diretrizes dos documentos do estado para o ensino de línguas estrangeiras. “Por exemplo, localizar informações em um texto. Como eu posso fazer isso utilizando a tecnologia?”. Para ela, a parceria com a SEED é importante, porque possibilita que o conhecimento e o produto produzidos pelo mestrado cheguem à sala de aula das escolas públicas. Confira o áudio.

A professora destaca a participação – como ministrantes das conferências – dos estudantes do MEPLEM, que são professores da rede, Juliana Veltrini e Michele de Assis, supervisionadas pela professora Samantha Ramos; Renata Fantaussi, pela professora Denise Ortenzi; Vitor Isepam, supervisionado pela professora Lilian Chimentão; Eliane Lima, pela professora Claudia Ferreira; Marta Ricciato e Cecilia Gusson, supervisionadas pela professora Michele El Kadri. Cecília Gusson é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), também do CCH.

Canal do Professor no Youtube

A técnica pedagógica de Língua Inglesa Danielle Bonvechio Rissi, do Departamento de Desenvolvimento Curricular da SEED, afirma que a parceria da UEL com o estado é a única dessa natureza. “Estamos muito satisfeitos e com planos para desenvolvermos mais projetos juntos”, afirma ela.  “A parceria é de extrema relevância, principalmente no que se refere à socialização dos saberes e dos trabalhos desenvolvidos pelos discentes do programa com os professores de línguas estrangeiras da rede”.

Canal – O Canal do Professor, no Youtube, foi criado em junho de 2020, sendo bastante recente. Mesmo assim, já conta com mais de 30 mil inscritos. “Como é tudo novo, tanto para os professores quanto para nós – enquanto secretaria – procuramos melhorar a cada semana. Percebemos grande interesse em nossas webinares [conferências ao vivo] e feedbacks positivos dos professores da rede”, destaca Danielle Bonvechio Rissi.