Hemocentro de Londrina fecha na segunda-feira (7), feriado nacional

Hemocentro de Londrina fecha na segunda-feira (7), feriado nacional

Doadores podem agendar com antecedência a doação. O objetivo do agendamento é evitar aglomeração de pessoas.

A direção do Hemocentro Regional de Londrina comunica que  não haverá atendimento à população na próxima segunda-feira, dia 7 de setembro (Feriado da Independência do Brasil). No sábado (5), o Hemocentro funcionará das 8 às 17h30.

Doadores devem, obrigatoriamente, agendar a doação com antecedência pela internet. O agendamento, adotado desde abril deste ano, tem como objetivos controlar o fluxo de pessoas no setor e evitar aglomerações durante a pandemia de COVID-19, é feito pelo seguinte endereço saude.pr.

(Divulgação)

Outra medida adotada no setor é o distanciamento físico entre as cadeiras de doação, reforço na higienização dos equipamentos e do local e disponibilização de álcool gel em todos os ambientes.

Quem pode doar?

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, ter boas condições de saúde, além de estar descansado e alimentado, evitando alimentos gordurosos durante as quatro horas que antecedem a doação. É necessário apresentar documento oficial com foto (RG, carteira de motorista com foto, carteira de trabalho).

Já menores de idade devem estar acompanhados de pais ou responsáveis legais. Vale ressaltar que todo potencial doador passa por avaliação criteriosa do estado de saúde, composta por entrevista médica, para verificar se tem algum impedimento físico para a doação. 

Serviço – O Hemocentro Regional fica em prédio anexo ao Hospital Universitário (HU/UEL) – Rua Cláudio Donisete Cavalieri, 156. Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 18h30. Também aos sábados das 8 às 17h30. Mais informações no (43)3371-2356 ou no 3371-2218. 

(Com texto e informações da Assessoria de Imprensa do HU/UEL).

Leia também