Periódico lista 17 pesquisadores das IEES entre os melhores do mundo em Ciências Biológicas

Pela UEL aparecem os professores Suzana Mali de Oliveira, Claudia Bueno Martinez, Waldiceu Aparecido Verri Junior, Fábio Pitta e César Ricardo Teixeira Tarley.

Dezessete pesquisadores das Universidades Estaduais do Paraná estão entre os principais cientistas do mundo na área das Ciências Biológicas, segundo um estudo publicado pelo periódico PLOS Biology Journal. A revista é responsável por reunir pesquisas e levantamentos importantes da área.

Aparecem na classificação 8 pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), 5 da Universidade Estadual de Londrina (UEL), 3 da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e 1 da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

O levantamento, elaborado por autores vinculados à Universidade de Stanford (EUA), à Inteligência em Pesquisa da Elsevier (Holanda) e à SciTech Strategies (EUA), analisa o desempenho científico no ano de 2019.

Os pesquisadores receberam notas nos quesitos: artigos publicados; citações recebidas em 2019; posição mundial e nacional do pesquisador na subárea em que atua. No total, foram classificados 853 brasileiros vinculados a universidades federais, estaduais, institutos de pesquisa, fundações e universidades privadas.

“Ficamos felizes em ver o reconhecimento internacional dos pesquisadores das nossas universidades, que se dedicam constantemente em novas descobertas e em soluções para o Estado do Paraná”, destacou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

Na UEM, os cientistas que aparecem na classificação são o docente voluntário no Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, Angelo Antonio Agostinho; o professor do departamento de Odontologia, Mauricio Guimaraes Araujo; o professor do departamento de Farmácia, Marcos Luciano Bruschi e o professor do departamento de Matemática, Marcelo Moreira Cavalcanti.

Também aparecem na lista o pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Química, Andre Luiz Cazetta; o professor do departamento de Ciências Básicas da Saúde, Benedito Prado Dias Filho; o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Celso Vataru Nakamura e o docente voluntário do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos, Jesui Vergilio Visentainer.

De acordo com o reitor da UEM, Júlio César Damasceno, estes resultados demonstram o nível de excelência dos pesquisadores, com uma história de empenho, entrega, responsabilidade, e também a qualidade da universidade. “O resultado atesta a consolidação da UEM como uma das principais universidades do país, com reconhecimento internacional e impacto regional na formação de pessoas, realização de pesquisas, produção de conhecimentos e prestação de serviços de alta qualidade”.

Na UEL, entre os pesquisadores referência na área das Ciências Biológicas estão a professora do departamento de Bioquímica e Biotecnologia, Suzana Mali de Oliveira; a professora do Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas, Claudia Bueno dos Reis Martinez; o professor do programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental, Waldiceu Aparecido Verri Junior; o professor do departamento de Fisioterapia, Fábio de Oliveira Pitta e o professor do departamento de Química, César Ricardo Teixeira Tarley.

“Esse ranking nos honra muito, pois demonstra a qualidade da pesquisa desenvolvida pela UEL. Uma das nossas missões é produzir conhecimento e para isso acontecer é necessário pesquisas importantes. Os investimentos do Governo do Estado nas universidades estaduais tem gerado bons frutos, validados pelas classificações internacionais”, destacou o reitor da UEL, Sérgio Carvalho.

Três professores da UEPG também aparecem na classificação, são eles: os professores de Odontologia, Alessandro Dourado Loguercio e Alessandra Reis e o professor do curso de Matemática, Giuliano La Guardia. A professora de Farmácia da Unicentro Rubiana Mara Mainardes também entre as melhores do mundo na sua área.

(Com texto e informações da SETI)