Serviço Social lança Perfil de Imigrantes da Região Metropolitana de Londrina

Levantamento foi feito pelo Grupo de Pesquisa SerSaúde, com apoio da Fundação Araucária, Universidade Sem Fronteira; CNPq e CAPES.

Quem são os imigrantes que vivem na Região Metropolitana de Londrina, com dados do país de origem, sexo, idade, escolaridade e trabalho? A resposta para essa questão está no Perfil Imigrantes da Região Metropolitana de Londrina, documento que será lançado nesta segunda-feira (14), às 19 horas, pelo canal no Youtube do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), da UEL.  Para ter acesso ao canal, clique AQUI.

O lançamento terá a participação da professora Líria Bettiol Lanza, do Departamento de Serviço Social do CESA, coordenadora do Grupo de Pesquisa SerSaúde e organizadora do Perfil; do professora Leonardo Cavalcanti, da Universidade de Brasília (UnB), coordenador do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra); e da professora aposentada da UEL Maria Luiza Rizzotti, hoje pesquisadora visitante da Universidade Federal da Paraíba. Maria Luiza Rizzotti foi secretária de Assistência Social de Londrina.

A professora Liria Bettiol Lanza explica que a produção do Perfil é resultado de atividades de pesquisa e extensão que têm apoio da Fundação Araucária; Universidade Sem Fronteira; CNPq e CAPES, Grupo de Pesquisa SerSaúde -Serviço Social e saúde: formação e exercício profissional. Ela afirma que o processo de migração, tanto no Brasil quanto no Paraná, coloca a  tarefa de pensar como os imigrantes têm acesso às políticas de seguridade social, ou seja, serviços de saúde, de assistência social e de previdência.

“[Sobre os imigrantes] Quais suas condições de vida e trabalho? Como se organizam? Como acessam as políticas sociais públicas, principalmente a saúde e a assistência social? A dificuldade de encontrar tais respostas nos levaram a organização dos dados quantitativos e agora, sua disseminação”, comenta a professora Líria Bettiol Lanza. “Procuramos responder algumas dessas questões, longe de pretender generalizar ou homogeneizar esse grupo populacional”.

A professora informa que o objetivo do trabalho é realizar uma aproximação da realidade vivenciada pelos entrevistados e dar visibilidade aos desafios da integração, com as barreiras linguísticas, culturais, sociais, organizacionais, informacionais dentre outras. Para a elaboração do Perfil dos Imigrantes, foram entrevistadas 139 pessoas.

Dados – Entre os países de origem, há imigrantes da América Central, da América do Sul, da África e do Oriente Médio. A maioria vem do Haiti (45,45%), seguida de Bangladesh (31,06%), Colômbia (6,06%), Senegal (5,30%), Angola (4,55%), Guiné-Bissau (2,27%). Na sequência, estão imigrantes da Bolívia, Venezuela, Peru, Nigéria, Camarões e Síria, todos com 0,76% cada.

Entre as principais informações, em relação ao sexo, a maioria dos imigrantes é homem, com 75% do total. A maioria também é jovem, tendo entre 19 e 29 anos (52,67%) e 30 e 39 anos (38,17%). Sobre a escolaridade, 30,53% têm ensino médio; 15,27% têm ensino superior incompleto e 12,98%, ensino superior completo. Sobre trabalho, 41,22% dos imigrantes estão empregados; 36,64% desempregados e 6,87% em trabalho informal.

“Pretendemos que esse material possa contribuir com a gestão pública e seus trabalhadores; comunidade científica e a sociedade de modo geral para subsidiar ações efetivas, considerando as diferenças como conteúdo estratégico do agir público e condição primeira para a cidadania plena que almejamos para todos”, destaca a professora Líria Bettiol Lanza.