Projeto Lonarte busca apoio para produção de aventais direcionada a trabalhadores da reciclagem

Meta para 2021 é produzir 400 peças para trabalhadores que atuam na triagem de resíduos, de todas as cooperativas locais.

Pedro Livoratti

Agência UEL

Estudantes, professores e servidores que integram o projeto de extensão Lonarte estão lançando a segunda etapa da campanha “Adote um avental”, lançada no ano passado, que tem o objetivo de gerar renda para grupos de artesãos e para equipar Cooperativas de Trabalhadores que atuam na separação de lixo reciclável, em Londrina. A meta para 2021 é produzir 400 peças que serão direcionadas a trabalhadores que atuam da esteira de triagem de resíduos, de todas as cooperativas locais.

Cada peça tem custo de R$ 10,00. As colaborações podem ser feitas por depósito bancário, agência 0001, conta corrente 12898011-7, Banco Pag Seguro, código 290. Segundo uma das coordenadoras do projeto, a professora Camila Doubek, Departamento de Design, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), a iniciativa busca dar destinação maior às lonas de banners, que comumente são descartadas. Feitas em PVC e Poliéster, o material vai para a mão de professores e estudantes de design que projetam o avental. Este ano serão feitos ajustes para que possam se adequar ainda melhor nos trabalhadores das cooperativas.

(Divulgação).

Após a modelagem, os cortes seguem para os grupos de costura Marreca e Retração Novo, de Irerê e Lerrouville, respectivamente. De acordo com Camila, com a pandemia, os integrantes desses grupos de artesãos tiveram sério impacto na renda familiar.

“Queremos disseminar a cultura do reaproveitamento, dando nova finalidade ao banner feito em PVC, um material não reciclável, resistente, e de uso bastante curto. Com o reaproveitamento buscamos aumentar a vida útil deste material”, define a coordenadora. Ela explica ainda que os aventais representam uma ferramenta de proteção bastante importante para quem atua na esteira de reciclagem.

No ano passado o projeto conseguiu finalizar 40 aventais que foram doados para a Ccoopermudança, que separa os resíduos do Hospital Universitário (HU/UEL), com patrocínio da Unimed Londrina. Para este ano o projeto pretende ampliar a produção de peças e atender a todas as cooperativas locais.

O projeto de extensão Lonarte, é desenvolvido no Departamento de Design da UEL. Além da professora Camila, a iniciativa conta com o apoio da coordenadora do projeto ReciclaUEL, Maria José Sartor, e das estudantes Natália Pereira, do curso de Design de Moda e Beatriz Costanzi, do curso de Administração.

(FOTO: Divulgação/Projeto).