Último dia de inscrições para o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia da SETI

Pesquisadores, estudantes de graduação, inventores e jornalistas de todo o Paraná podem se inscrever.

Os candidatos que pretendem fazer a inscrição (clique aqui) no 34º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia têm até esta quarta-feira (30) para enviar os seus trabalhos para concorrer em uma das cinco categorias contempladas pelo edital: pesquisador, pesquisador-extensionista, estudante de graduação, inventor independente e jornalista científico.

O prêmio, organizado e executado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), tem como objetivo estimular e valorizar as ações de pesquisa e extensão desenvolvidas no Estado do Paraná. Neste ano, serão premiados profissionais que atuam nas áreas de Engenharias e Ciências Biológicas.

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão composta por profissionais e pesquisadores vinculados a universidades e institutos de pesquisa de diferentes estados. A cerimônia para anunciar os vencedores será realizada até o dia 30 de novembro. Além de certificados, os premiados também irão recebem uma quantia em dinheiro que varia de R$ 11 mil a R$ 34 mil, com base na categoria escolhida. Em 2020 foram entregues R$ 215 mil em premiações.

Áreas contempladas na edição 2021

As áreas estão em conformidade com a Tabela das Grandes Áreas de Conhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e são classificadas da seguinte forma: Engenharias: Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária, Engenharia de Produção, Engenharia Nuclear, Engenharia de Transportes, Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Aeroespacial e Engenharia Biomédica.

Ciências Biológicas: Biologia Geral, Genética, Botânica, Zoologia, Ecologia, Morfologia, Fisiologia, Bioquímica, Biofísica, Farmacologia, Imunologia, Microbiologia e Parasitologia.

(Com texto e informações da SETI).