Ato Executivo disciplina plebiscito sobre Projeto da Lei Geral das Universidades

O plebiscito sobre a Lei Geral das Universidades estará aberto para a comunidade de sexta-feira (10), às 8h, até dia 13 de dezembro, às 18h.

Pedro Livoratti

Agência UEL

Professores, estudantes e agentes administrativos participam a partir desta sexta-feira (10) de um plebiscito com a finalidade de consultar a opinião da comunidade interna da UEL sobre o Projeto da Lei Geral das Universidades Públicas Estaduais do Paraná (LGU), enviado na semana passada pelo governo do estado para votação na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). A iniciativa partiu do Conselho Universitário (CU) da UEL, em setembro de 2019, considerando o impacto da proposta nas atividades acadêmicas e a necessidade de aprofundar o debate sobre o assunto. A consulta será realizada via Sistema SAELE, disponível na plataforma de software público, a partir das 8 horas, desta sexta (10) até as 18 horas do dia 13 de dezembro, de forma ininterrupta.

De acordo com o Ato Executivo nº 128/2021, o plebiscito será realizado exclusivamente de forma eletrônica. O eleitor poderá efetuar seu voto em qualquer computador. A Comissão Especial criará links de votação específicos para cada categoria: docentes, técnico-administrativos e discentes.

O eleitor deverá informar seu número de chapa funcional e respectiva senha de acesso ao Portal do Servidor. Eleitores que possuem dois contratos com a UEL, o acesso ao link de votação será realizado considerando o vínculo mais antigo. No caso dos acadêmicos, o eleitor deverá informar o número de matrícula e respectiva senha de acesso ao Portal do Estudante.

O voto será digitado na urna eletrônica, na qual constará a pergunta: você é favorável ao Projeto de Lei Geral das Universidades Públicas Estaduais do Paraná (LGU) apresentado pela Casa Civil à Assembleia Legislativa do Paraná PR? Para escolher a opção “sim” o eleitor deverá digitar o número 1 e, consequentemente, para escolher a opção “não” o eleitor deverá digitar o número 2.

Podem participar da consulta toda a comunidade universitária, considerando o corpo docente, o quadro de pessoal técnico-administrativo, em pleno exercício de suas funções, e o corpo discente regularmente matriculado na graduação ou na pós-graduação.

Resultado do Plebiscito

O resultado será apurado pelo somatório dos votos dos eleitores das três categorias, com valor igual para todos, atribuídos a cada opção (sim ou não). De acordo com o Ato Executivo, a Comissão Especial designada para a realização do plebiscito divulgará o resultado final no site da UEL, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social. O resultado também será encaminhado ao Conselho Universitário.