Diretoria do HU/UEL recebe doação de equipamento avançado para avaliação pulmonar

Diretoria do HU/UEL recebe doação de equipamento avançado para avaliação pulmonar

O aparelho de Pletismografia foi repassado pela equipe do Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia Pulmonar (LFIP).

publicado por

Agência UEL


O Hospital Universitário (HU/UEL), referência em tratamento Covid-19, recebeu nesta semana, a doação de um aparelho de Pletismografia. A tecnologia é o que há de mais completo para avaliar a função pulmonar, possibilitando que sejam mensuradas as capacidades pulmonares de pacientes com doenças respiratórias crônicas ou em acompanhamento pós-covid.

A doação foi realizada pelo Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia Pulmonar (LFIP), por meio da iniciativa dos docentes Vanessa Probst e Fábio Pitta, que foram responsáveis pela aquisição do aparelho. Após a finalização do projeto de pesquisa, no qual o equipamento era utilizado, os pesquisadores entraram em contato com a docente de fisioterapia Nídia Hernandes, que intermediou o processo de doação.

Segundo Probst, o aparelho havia sido adquirido em 2014, por meio de um edital junto ao Ministério da Saúde, custando à época em torno de R$300 mil. Com a pandemia e o aumento de problemas respiratórios o aparelho passou a custar em média R$500 mil. “Agora, no pós-Covid ele se tornou de extrema importância para pneumologistas avaliarem o impacto da Covid sobre a função pulmonar”, afirmou Hernandes.

Diretoria do HU/UEL e professores do Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia Pulmonar (LFIP).

O HU/UEL é o maior hospital público do Norte do Paraná, com atendimento 100% via SUS, e com a chegada da pandemia, em meados de 2020, o hospital passou a ser referência para o atendimento da Covid-19 na região. Atualmente, são destinados 91 leitos de enfermaria e 55 UTI’s para atendimento exclusivo da doença. O equipamento reforça o atendimento pós-covid, sendo importante para que pneumologistas e fisioterapeutas mensurem o impacto da doença nas funções pulmonares. Além disso, o aparelho também auxiliará na avaliação de muitas outras doenças pulmonares, que poderão ser mais bem avaliadas com os novos exames.

A doação foi recebida pela superintendente do HU, Vivian Feijó, pela diretora administrativa Daiane Vieira Cardoso, diretora clínica Luiza Kazuko Moriya e pela professora Sonia Maria Fabris da Divisão de Fisioterapia, que será responsável pelo equipamento. 

Vale ressaltar que o HU de Londrina será o segundo hospital público a possuir o equipamento no Paraná, até então, somente a instituição de Curitiba possuía a tecnologia para realizar os exames pulmonares via SUS. A superintendente do HU comemora o recebimento da doação e já faz planos para o uso do novo equipamento.

“Agregamos mais essa tecnologia através da inovação e da ciência aplicada à diversas áreas da pneumologia e outras especialidades que venham precisar desse apoio de exame e diagnóstico na terapêutica dos pacientes. E, além de atender a nossa gama de pacientes, a gente poderá, em um segundo momento, ofertar esse exame para a sociedade.”, afirmou Feijó.

(Com texto, informações e FOTO da Assessoria do HU/UEL).

Leia também