UEL participa da Via Rural, vitrine de tecnologia do Agro, na ExpoLondrina 2022

Professores, estudantes e agentes universitários participam de 1ª a 10 de abril das atividades da Fazendinha.

A UEL participa a partir desta sexta-feira (1º) da 60ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – ExpoLondrina 2022 – que será oficialmente aberta a partir das 16 horas, com a presença de várias autoridades, entre elas o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati e o reitor da UEL, Sérgio de Carvalho. A solenidade de abertura contará com a participação da Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL). A Exposição prossegue até o próximo dia 10, no Parque de Exposições Ney Braga, na região oeste de Londrina.

Professores, estudantes e agentes universitários da UEL também participam mais uma vez da Via Rural (Fazendinha), espaço destinado a divulgar tecnologias e projetos científicos relacionados ao agronegócio.  Ao todo são 11 mil metros quadrados de área onde foram montados estandes para difundir orientações tecnológicas que possam melhorar a vida no campo. A Fazendinha é uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), UEL e a Sociedade Rural do Paraná (SRP).

As unidades expositivas oferecem informações sobre agricultura agroecológica, inovação, cooperação, saneamento básico e inclusão social. Traz também novidades em energias renováveis, biotecnologia e aquicultura, entre outros. Há, ainda, a vitrine do Turismo Rural, que apresenta pratos regionais com degustação de chás e pães.

Mapa dos expositores da Via Rural na ExpoLondrina 2022 (Divulgação)

Eventos

Uma sólida programação de palestras e eventos foi montada para marcar essa edição da Fazendinha. Veja a programação completa aqui. Entre os temas que serão apresentados por pesquisadores da UEL, no auditório Orlando Pessuti, no interior do Parque, estão cultivo de orquídeas, bem-estar na produção leiteira, melhoramento genético em bovinos de corte, novidades na atividade de sericicultura, manejo reprodutivo, sanidade em vacas leiteiras e outros.

A grade também inclui oficinas relacionadas ao agronegócio, exposição de insetos vivos e fixados, oficina de prática de pintura em seda e de macramê com fios de seda e um desfile, que será organizado por professores e estudantes do cursos de Design de Moda e Design Gráfico da UEL.

HU/UEL

O Hospital Universitário (HU) da UEL também estará presente na Via Rural com o “Espaço Saúde”. Visitantes terão oportunidade de conhecer diversas atividades e serviços ofertados. Dentre as atividades haverá demonstração de manobras de reanimação cardiopulmonar; auriculoterapia e quick massage; treinamento para identificação de engasgo em lactente e manobra de desengasgo.

O estande apresenta ainda recomendações em pacientes picados por animais peçonhentos; o programa de doação de órgãos e orientações sobre a importância da doação de sangue. O visitante poderá ter informações sobre amamentação e doação de leite humano; orientações sobre prevenção de queimaduras; verificação de glicemia capilar e da pressão arterial e saturação de oxigênio, para prevenção de doenças cardiovasculares, entre outros.