Inscrições para o ENEM 2022 estão abertas; UEL oferta vagas na graduação pelo SISU

Prova será realizada nos dias 13 e 20 de novembro, em versões impressa e digital. Inscrições vão até 21 de maio.

Isabella Abrão*

Agência UEL

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu, nesta terça (10), inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. A prova será realizada nos dias 13 e 20 de novembro, nas versões impressa e digital. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de maio, pela Página do Participante, no site do Inep/Inscrições. A taxa de inscrição custa R$ 85,00. Os estudantes podem solicitar isenção.

Com a nota do ENEM, o estudante pode ingressar em universidades públicas e particulares de todo o país. A UEL reserva historicamente cerca de 500 vagas nos cursos de graduação para os participantes do Exame, via Sistema de Seleção Unificada (SISU), programa do Ministério da Educação (MEC). As exigências para concorrer a uma das vagas são as mesmas do ENEM: não zerar em nenhuma das áreas de conhecimento ou na redação. Informações sobre as vagas ofertadas pela instituição são publicadas pela Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da UEL.

Atendimento especializado – Segundo o edital do ENEM 2022, o estudante deve solicitar atendimento especializado no momento da inscrição, informando sua condição e anexando a documentação que comprova a necessidade do atendimento. Já para solicitar tempo adicional, o participante precisa justificar no laudo médico o motivo da acessibilidade, conforme edital.

(*Estagiária na COM/UEL, sob supervisão de Willian Fusaro – Editor).