Professora do CCB lança livro sobre realidade psíquica

Professora do CCB lança livro sobre realidade psíquica

Obra foi adaptada da dissertação de mestrado da professora Deborah Klajnman, do Departamento de Psicologia e Psicanálise.

A professora Deborah Klajnman, do Departamento de Psicologia e Psicanálise, do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UEL, acaba de lançar o livro “A Realidade psíquica na neurose e na psicose: de Freud a Lacan”. A obra é voltada para profissionais e estudantes de psicologia e da área da saúde mental como um todo, bem como para quem tenha interesse na complexidade da subjetividade humana.

O livro foi produzido a partir do trabalho de dissertação de mestrado da professora, intitulada “Continuidade ou descontinuidade estrutural: considerações clínicas sobre a noção de realidade psíquica em psicanálise”, desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ), em 2014.

Além de investigar o percurso que os psicanalistas Sigmund Freud e Jacques Lacan fizeram com relação à realidade psíquica, a autora também destaca na obra as construções teóricas que dizem respeito ao diagnóstico diferencial. Entre os tópicos abordados, estão os principais pontos do diagnóstico no campo da psicanálise e exemplos de diagnósticos diferenciais mapeados ao longo da psicanálise.

Segundo Deborah, o interesse pela temática surgiu a partir de um caso clínico, que despertou o questionamento sobre qual seria a diferença entre a neurose e a psicose para a psicanálise. De acordo com a autora, um dos conceitos que a ajudou a entender essa questão foi a realidade psíquica. “O conceito de realidade psíquica é bem diferente do que a gente entende enquanto uma realidade material e factual”, declara a professora. “Tem algo da singularidade que comparece quando falamos de realidade psíquica para a psicanálise.”

Lançamento

O livro “A Realidade psíquica na neurose e na psicose: de Freud a Lacan”, com 114 páginas, pode ser adquirido no site da editora CRV pelo valor de R$ 35,50.

Capa do livro de Deborah Klajnman (Divulgação)

(*Estagiária na COM/UEL, sob supervisão de Willian Fusaro – Editor)

Leia também