Companhia de Viola Caipira e mostra virtual marcam abertura da 10ª Semana do Café

Companhia de Viola Caipira e mostra virtual marcam abertura da 10ª Semana do Café

Evento é realizado pela Associação Rota do Café Paraná, em parceria com o Museu Histórico de Londrina.

Em comemoração ao Dia Nacional do Café, celebrado em 24 de maio, a Associação Rota do Café Paraná, em parceria com o Museu Histórico de Londrina, inicia a programação da 10ª Semana do Café nesta terça-feira (24), a partir das 19h30. A primeira noite do evento terá a apresentação da Companhia Ouro Verde de Viola Caipira, com participação da cantora Nega Néia, e uma mostra virtual de obras representativas do universo cafeeiro, do pintor Cândido Portinari. 

As festividades seguem até 29 de maio, com diversas atrações e atividades todos os dias, como palestras, oficinas, contação de histórias e exibição de filmes. Há atividades gratuitas e pagas. 

A Semana do Café faz parte do calendário oficial de comemorações de Londrina e é um importante atrativo para o segmento turístico e cultural da região, contribuindo para a preservação da memória e história do desenvolvimento da cafeicultura como identidade do norte e norte pioneiro do Paraná. 

Evento conta com palestras, oficinas, exibição de filmes e outras atividades.
Evento conta com palestras, oficinas, exibição de filmes e outras atividades (Foto: Divulgação)

Programação

Na quarta-feira (25), a programação será das 10h às 19h. Serão oferecidas atividades como oficinas de Cafés Especiais, ministradas por Cristina Maulaz; palestra sobre a diferença entre cafés cereja, descascado, natural e fermentado, com Gustavo Sera; visitas escolares e contação de histórias; e exibição do filme Estação Caipira, de Luiz Henrique Mioto. 

As atividades de quinta-feira (26) têm início às 9h e segue até 20h30. O público poderá prestigiar a oficina de Sensorial para Cafés Especiais, com Dhalton Ito e Gustavo Sera; palestras sobre a Classificação de Café, com Dhalton Ito, e Falando sobre Cafeterias, com Cristina Maulaz; e outras atividades programadas. 

O documentário Ouro Verde – Memórias da Cidade e do Café, de Fábio Cavazotti, será exibido na sexta-feira (27). Para o dia, também estão programadas palestras de Variedades do Coffea para Cafés Especiais, com Gustavo Sera, e de Torra de Cafés Especiais, com Dhalton Ito; além de oficina sobre métodos de extração de café, com Cristina Maulaz. 

No penúltimo dia do evento haverá a Feira de Produtos, Workshop de Latte Art, Campeoato TNT, além de contação de histórias e mostra virtual com as obras de Portinari. Para encerrar a programação, no domingo, está programada a apresentação do coro Tempos Dourados da UEL.

(*Estagiária na COM/UEL)

Leia também