Aintec inaugura novo espaço físico para incentivo à inovação no Paraná

Aintec inaugura novo espaço físico para incentivo à inovação no Paraná

Prédio ganhou nova área, mais ampla e adequada para realização de atividades. É a primeira reforma na área após 20 anos de construção.

Beatriz Botelho

Agência UEL


A Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) da UEL, referência no ecossistema de inovação de Londrina e região, inaugurou oficialmente nesta sexta-feira (27) as obras de reforma e ampliação de todo o espaço físico. O prédio ganhou uma nova área, mais ampla e adequada para realização das atividades, sendo esta a primeira reforma após mais de 20 anos de construção. A cerimônia realizada no Campus Universitário contou com a participação de membros da comunidade universitária, autoridades e convidados. 

As obras tiveram início em março deste ano e melhoraram o calçamento externo, fachada, pinturas interna e externa, além da rede lógica e de iluminação. Também foram substituídos o forro de gesso e impermeabilização do chão de toda a parte interna. Todo o trabalho e material foram doados pelos empresários Atsushi e Kimiko Yoshii, da Construtora A. Yoshii, de Londrina. Os recursos investidos são de quase R$ 800 mil. O casal também foi responsável, em 2000, pela doação da estrutura física para construção da Aintec. 

Inauguração da reforma da Aintec contou com a presença de Atsushi e Kimiko Yoshii, financiadores.
Inauguração contou com a presença dos financiadores da obra, Atsushi e Kimiko Yoshii (Agência UEL)

Segundo o diretor da Aintec, Edson Miura, também foram substituídas as atuais lâmpadas por novas em tecnologia Led e os aparelhos de ar-condicionado, com recursos próprios da Agência. “Com essa reforma teremos instalações modernas e adequadas fazendo com que a Agência se firme como referência em tecnologia e inovação”, destacou. Emocionado durante o evento, ele agradeceu à gestão da UEL, à toda equipe da Aintec e à família Yoshi. “Estamos aqui para servir a sociedade com as nossas competências”, disse. 

Considerada uma das principais incubadoras de empresas do Paraná, a Aintec tem atualmente 12 startups em estágio de desenvolvimento, das áreas de Agro, Nanotecnologia, Microbiologia, Logística Reversa e Tecnologia de Processos. A Agência também atua no auxílio em licenciamento e de patentes, o que contribuiu para que, nos últimos quatro anos, a UEL aparecesse sete vezes no ranking dos maiores depositantes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A Universidade somou 118 pedidos de propriedade intelectual, entre as modalidades Programas de Computador e Patentes de Invenção (PI), que são relativas a novas tecnologias.

Universidade deve atuar na disseminação de conhecimento junto à sociedade, diz reitor (Agência UEL)

Cerimônia 

Presente na cerimônia de inauguração, o reitor da UEL, Sérgio de Carvalho, destacou a importância da inovação, lembrando da recém aprovada Lei de Inovação, na qual a Universidade foi a primeira do estado a implementar. “O conhecimento não pode ficar nos muros da Universidade, precisa gerar um benefício social. Com a Aintec, a UEL também se abre para o contato com o setor produtivo”, reiterou.

Superintendente da Seti, Aldo Bona. Obra deve contribuir para melhorar o atendimento da comunidade universitária à sociedade (Agência UEL)

Na mesma linha, o superintendente da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona, reiterou que as instituições públicas precisam “atender aquilo que a sociedade local e regional necessita”. Destacou o Programa Ageune (Agências para o Desenvolvimento Sustentável e Inovação do Paraná), do qual a Aintec faz parte, que promove e incentiva a inovação do estado, principalmente, por meio de dois projetos: Empreende Mais Paraná e Projetek – Projetos Técnicos Integrados de Engenharia e Arquitetura.

Obra contou com financiamento de R$ 800 mil (Agência UEL)

O fundador e presidente do Conselho Administrativo da Construtora A. Yoshii, Atsushi Yoshii, relembrou o início do relacionamento com a Universidade e a construção do prédio da Aintec há 22 anos. Ele ainda relatou ser papel da Construtora devolver para a sociedade todo o crescimento e possibilidade que tiveram, por isso o apoio e a manutenção dessa relação com a UEL. Na cerimônia, ele estava acompanhado da família, a esposa Kimiko Yoshii, vice-presidente do Conselho Administrativo da Construtora A. Yoshii Engenharia, e o filho Leonardo Yoshii, presidente do Grupo A. Yoshii. 

Também estiveram presentes na cerimônia o vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini Barbosa, da nova gestão eleita para a reitoria da UEL, Marta Regina Favaro e Airton José Petris, diversos pró-reitores, diretores de Centro de Estudos, professores e servidores da UEL. O evento teve ainda  apresentação cultural da Banda Marcial da Guarda Mirim de Londrina. 

especializaçao pos uel
isenção vestibular uel
especializacao-uel-2022
isencao-vestibular-uel-2023
previous arrow
next arrow
Leia também