Pesquisadores da Fundação Araucária começam a receber bolsas reajustadas

Mais de 4 mil bolsistas foram contemplados com a correção dos valores. Investimento em pesquisa será de R$ 5,8 milhões.

Pedro Livoratti

Agência UEL

Pesquisadores que atuam como bolsistas nas instituições de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica do Paraná começaram a receber este mês as bolsas reajustadas concedidas pela Fundação Araucária (FA). Mais de 4 mil bolsistas foram contemplados com a correção dos valores, que totalizam um investimento de R$ 5,8 milhões em pesquisa.

O reajuste de 25% foi anunciado em março passado pelo Governo do Estado beneficiando professores, estudantes e profissionais recém-formados que atuam em instituições de ensino superior e de pesquisa científica. Os novos valores começaram a vigorar em abril e representam um acréscimo de R$ 2,73 milhões, um investimento total de R$ 13,6 milhões apenas em 2022. Os recursos são oriundos do Fundo Paraná – dotação constituída por lei para promoção e fomento da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Com a nova tabela, os valores dos benefícios passam de R$ 2.200 para R$ 2.750 (alunos de doutorado); de R$ 1.500 para R$ 1.875 (alunos de mestrado); e de R$ 400 para R$ 500 (alunos de iniciação científica).