UEL adota oficialmente o sistema eProtocolo a partir desta sexta-feira (24)

Novo sistema foi aprovado em março, pelo CA. Cronograma de implantação inclui treinamento de pessoal e planejamento de migração digital.

Pedro Livoratti

Agência UEL

A partir da próxima sexta-feira (24) todos os processos e documentos internos da UEL deverão ser feitos exclusivamente no formato digital, via plataforma do sistema eProtocolo do Governo do Paraná, que deverá resultar em maior agilidade, redução de custos e colaborando com a preservação ambiental a partir redução do uso de papel. O novo sistema foi aprovado em março passado pelo Conselho de Administração (CA), que estabeleceu a implantação gradual, de acordo com um cronograma que incluiu treinamento de pessoal e planejamento para a migração para o formato digital.

Com o eProtocolo, a Universidade pretende modernizar os procedimentos internos e atender ao Decreto estadual nº 7304/2021, que regulamentou o Sistema Integrado de Documentos nas administrações direta e indireta do estado, com uso da infraestrutura e recursos da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). A implantação também atende recomendação da Controladoria Geral do Estado.

O diretor do Sistema de Arquivos (Sauel), Álvaro Barreto Alves Neto, explica que a nova sistemática será implantada em substituição ao atual Sistema de Controle de Processos. Na prática, professores, estudantes, agentes universitários e a comunidade externa deverão lançar mão da internet para dar entrada em qualquer processo junto à UEL.

A partir de sexta os processos deverão ser protocolados diretamente na página do sistema eProtocolo. Segundo Álvaro, neste formato cada usuário poderá registrar individualmente a sua solicitação, por meio do sistema.

Treinamento do Sauel para o eProtocolo reuniu equipes de toda a Universidade.
Treinamento da Sauel reuniu servidores da Universidade (Agência UEL)

Suporte

Para orientar a comunidade interna e externa, o Sauel, juntamente com a Assessoria de Tecnologia e Informação (ATI) e Coordenadoria de Comunicação Social (Com), disponibilizaram uma página de suporte, com orientações para essa fase inicial de mudança. Por meio do portal, os interessados poderão se cadastrar e solicitar a permissão de acesso. Todo o procedimento será feito pela internet.

Além de vetar o processo físico, a Resolução do eProtocolo aprovada pelo CA no início deste ano prevê que os usuários deverão fazer uso de assinaturas eletrônicas que podem ser feitas no próprio sistema. Também serão criados documentos-padrão para serem utilizados, como por exemplo formulários de progressão de nível, trancamento de matrícula, solicitações para graduação e pós-graduação. Ainda de acordo com a Resolução do CA, todos os documentos físicos em andamento deverão ser digitalizados, passando a tramitar exclusivamente pelo meio virtual a partir de 24 de agosto deste ano.