Cinco obras da Eduel concorrem ao Prêmio Jabuti 2022

Obras concorrem em três categorias: Ilustração, Tradução e Ciências Humanas. Prêmio literário é o mais prestigiado do meio.

Mirian Peres da Cruz

EDUEL

A Editora da UEL (Eduel) teve cinco obras aprovadas para concorrer a categorias do 64º Prêmio Jabuti – Edição 2022, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). As obras concorrem em três categorias: Ilustração, Tradução e Ciências Humanas. O resultado sai este ano, durante cerimônia do Prêmio Jabuti, em data que será divulgada pela CBL.

Concorrem na categoria Ciências Humanas três obras editadas pela EDUEL: Nos bastidores do Cinema: a trajetória do papel às telas no filme primo Basílio (Autora: Eva Cristina Francisco); Bob Wilson: por trás do olhar de um surdo e da voz-pensamento de um autista (Autor: Lucas de Almeida Pinheiro); e Publicidade Marginal: funcionamento e efetividade argumentativa (Autor: Antonio Lemes Guerra Junior).

Já o livro Por hora, cadeira de rodas (Autores: Lorenzo Cruz Coneglian & André Luis Onório Coneglian) concorre na categoria Ilustração. E a obra Do Ser ao Viver (Autor: François Jullien – Tradução: Maria Luiza Berwanger da Silva) figura entre os concorrentes da categoria Tradução.

Para o diretor da EDUEL, Gilmar Aparecido Altran, a presença constante da editora em um prêmio referente na área literária ajuda a projetá-la no cenário nacional, especialmente entre as universidades. “As obras selecionadas são o retrato do nosso potencial editorial e demonstram o trabalho cuidadoso que é desenvolvido pela equipe durante todo o processo de editoração e publicação dos livros”, diz.

Criado em 1958, o Prêmio Jabuti é o mais prestigiado e conhecido prêmio literário do país. Segundo a organização, o objetivo é valorizar escritores e demais profissionais envolvidos na criação. Todos os anos, editoras de diferentes áreas e escritores independentes do Brasil inscrevem obras para concorrer à estatueta, além de buscar o reconhecimento nacional. São premiados obras e autores em quatro grandes eixos: Literatura, Não-Ficção, Produção Editorial e Inovação. Cada um deles agrupa diferentes categorias.

O Livro do Ano é premiado nas categorias de Ficção ou Não Ficção. O autor recebe o troféu Jabuti especial e o valor bruto de R$ 100 mil. Já a editora da obra também recebe uma estatueta. Mais informações sobre o 64ª Prêmio Jabuti no site da premiação.

As obras que concorrem ao Prêmio Jabuti 2022 podem ser adquiridas no site da EDUEL e em lojas parceiras.

Editora da UEL concorre ao Jabuti em três categorias, com cinco publicações.
Obras da Eduel concorrem a três categorias do Prêmio Jabuti 2022 (Foto: Eduel)

Histórico

A Eduel acumula prêmios de destaque no cenário nacional. A mais recente conquista foi em 2021, quando o livro “Kafka e Schopenhauer – Zonas de Vizinhança” (2020, 226 p.), de Maurício Arruda Mendonça, conquistou o 1º lugar do Prêmio Mário de Andrade, da Biblioteca Nacional, na categoria Ensaio Literário.

Em 2011, a Editora conquistou o 3º lugar do Prêmio Jabuti, na categoria Tradução, com o livro “Noites Áticas”, de autoria de Aulo Gélio, tradução de José Rodrigues Seabra Filho. Em anos anteriores – 2004, 2007, 2010 e 2011 -, livros da Editora foram finalistas em várias categorias das edições do Prêmio Jabuti, entre elas as categorias Capa, Critica/Teoria Literária, Educação e Comunicação.

Os livros impressos e e-books da EDUEL são comercializados no site da Editora e em lojas parceiras. Os e-books estão disponíveis para venda na Livraria Cultura, Amazon, rKOBO, iBooks, GooglePlay Books, Wook, Barnes&Nobile, ElContefnglés, Weltbild, Hugendubel, orell fussli, Thaliade, Osiander.de, Tagus, Divibib, eBook.de e Bol.de.

Eduel

Criada em 1995, a Eduel é uma editora universitária filiada à Associação
Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), Associação Brasileira de Direitos
Reprográficos (ABDR) e Câmara Brasileira do Livro (CBL). Entre em contato pelo e-mail eduel@uel.br, pelo telefone (43) 3371 4674 ou pelas redes sociais Facebook e Instagram.

Confira também a matéria da TV UEL: