Exame de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros está com inscrições abertas

Exame é destinado a estudantes estrangeiros da UEL que queiram comprovar proficiência na língua. Inscrições vão até 6 de agosto.

As inscrições para a edição de 2022 do exame para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) estão abertas. O exame é destinado a estrangeiros que queiram comprovar seu nível de proficiência em língua portuguesa na variante brasileira. As provas ocorrerão nos dias 18, 19 e 20 de outubro, em postos localizados no Brasil e no exterior. Os interessados devem se inscrever até o dia 6 de agosto pelo Sistema Celpe-Bras, de acordo com o Edital n.º 60/2022.

Durante a inscrição, o participante deve indicar o país e o posto que pretende realizar as provas. Além disso, é necessário informar número do passaporte ou documento de identificação válido no país de inscrição, bem como indicar sua data de nascimento, fornecer endereço de e-mail e número de telefone válidos.

Serão aplicadas provas escrita e oral. Os participantes que precisarem de atendimento especializado ou quiserem tratamento pelo nome social devem fazer a solicitação no momento da inscrição, enviando documentação que justifique a necessidade.

Dados sobre os postos aplicadores e o limite de inscritos por local de prova estão disponíveis no sistema do exame e no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Mais informações através do e-mail celpebras.uel@gmail.com.

*Estagiária na COM/UEL