Músico formado pela UEL ganha Kikito por trilha sonora no Festival de Gramado

Músico formado pela UEL ganha Kikito por trilha sonora no Festival de Gramado

Egresso Daniel Simitan recebeu premiação nesta semana, durante festival realizado na Serra Gaúcha, entre os dias 12 e 20 de agosto.

José de Arimathéia

Agência UEL


O ex-aluno do curso de Música da UEL Daniel Simitan recebeu um Kikito de Ouro do Festival de Cinema de Gramado de 2022, realizado entre 12 e 20 de agosto, na Serra Gaúcha. O prêmio foi de melhor trilha sonora no filme “Marte Um”, dirigido por Gabriel Martins.

Formado pela UEL em 2012, Simitan conta que desde a graduação tinha interesse em criação de trilhas sonoras. Bolsista de Iniciação Científica, desenvolveu uma trilha para jogos no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Depois, foi para o Rio de Janeiro, para cursar uma pós-graduação em trilhas sonoras.

Como criador de música para imagens, o autor observa que a composição é feita sob medida e acompanha a dinâmica das cenas, tendo seu andamento sintonizado com diálogos e silêncios. Ele lembra que a música tem um grande poder de remeter mentalmente as pessoas às cenas assistidas. “É uma forma rápida de se transportar para as cenas”, diz.

O troféu Kikito de Ouro foi criado pela artista Elisabeth Rosenfeld, em 1967, e é uma representação do “Deus do Bom Humor”.

Segunda indicação

O compositor, arranjador e produtor musical já havia sido indicado uma vez ao Festival de Gramado, na edição do ano passado. A trilha sonora de “Marte Um” também foi selecionada no Festival de Sundance (EUA), o mais importante evento mundial do cinema independente, realizado em janeiro deste ano, de forma remota. O filme foi exibido na Competição Internacional Drama de ficção em première mundial.

“Marte Um” ganhou mais três prêmios em Gramado, na categoria Longa Brasileiro: melhor roteiro, melhor longa (júri popular) e prêmio especial. Nos Estados Unidos, recebeu mais dois prêmios, um deles no 11º BlackStar Film Festival, realizado neste mês.

Daniel já produziu a trilha de seis longa metragens. O sétimo está a caminho. Conheça mais do trabalho do compositor aqui.

Leia também