Feira das Profissões deve reunir cerca de 20 mil estudantes no Campus da UEL

Feira das Profissões deve reunir cerca de 20 mil estudantes no Campus da UEL

Última edição foi realizada em 2019. Evento prevê apresentações, palestras e visitas guiadas

A UEL deve receber cerca de 20 mil alunos de 274 escolas do Ensino Médio do Paraná e de São Paulo nesta sexta-feira (2) quando será realizada a 10ª Feira das Profissões UEL 2022, que tem o objetivo de apresentar os 52 cursos de graduação presenciais aos futuros universitários. A Feira será a primeira realizada de forma presencial desde 2019, em decorrência da pandemia da Covid-19 e conta com o maior número de inscritos. Ao todo são 19.608 estudantes que confirmaram participação no evento que prevê apresentações, palestras e visitas a estandes.

A Coordenação-Geral do evento reforça a importância do cumprimento de alguns procedimentos, como a realização do check-in eletrônico e o respeito ao roteiro inicial escolhido. Estas recomendações, que incluem a obrigatoriedade do uso de máscaras também nos espaços ao ar livre, visa garantir a segurança de todos os participantes.

Para agilizar o cumprimento do roteiro de visitas, todas as escolas receberam os cartões de identificação que garantirão a realização do check-in eletrônico. Este procedimento deverá ser realizado ainda no estacionamento do Restaurante Universitário, local indicado para abrigar os veículos das escolas. A Coordenação-Geral da Feira também solicitou o apoio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).  

Após a realização do check-in, as turmas poderão iniciar a visita seguindo um dos cinco roteiros estabelecidos. O objetivo é evitar aglomerações nas dependências dos Centros de Estudos, especialmente nas primeiras horas da manhã, horário que costuma concentrar o maior número de visitantes. Após percorrerem os respectivos Centros, as escolas e os estudantes ficam livres para estabelecer o próprio roteiro, visitar os espaços que considerarem curiosos e se aprofundarem sobre o desenvolvimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Cinco cantinas espalhadas pelo Campus Universitário deverão garantir o abastecimento dos visitantes.

“Teremos uma grande mobilização de estudantes que estarão aqui visitando a universidade, ainda os acadêmicos que já estudam na UEL que vão estar à disposição para dialogar, explicar os cursos. Então, reforçamos o convite para que todos venham no dia 2 de setembro conhecer o campus da Universidade Estadual de Londrina”, diz Sandra Garcia, da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops).

Procedência – como ocorre tradicionalmente, a ampla maioria das visitas foi agendada por escolas localizadas no Paraná. Estas representam 90,44% dentre as 274 confirmadas até a tarde desta terça-feira. Já do estado de São Paulo, ao menos 18 municípios estarão representados por alunos e professores do Ensino Médio. Ao mesmo tempo, 75,09% das escolas que realizaram o agendamento são públicas e 24,91% particulares. 

Em 2019, última edição da Feira das Profissões da UEL realizada de forma presencial, mais de 15 mil estudantes estiveram presentes. Ao todo, 250 escolas de 51 municípios do Paraná e 16 do estado de São Paulo visitaram a Feira. A Feira é uma realização da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) e Coordenadoria de Comunicação Social (COM), com o auxílio de vários órgãos e unidades da UEL.

Leia também