Edital seleciona estudantes de graduação para programas de mobilidade acadêmica

Seleção será realizada até o dia 23 de setembro, considerando o mérito para a mobilidade acadêmica

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) lançaram o Edital 007/2022, para processo seletivo de alunos de graduação para a realização de programas de Mobilidade Acadêmica no 1º semestre de 2023, com isenção de taxas acadêmicas, em instituições de ensino superior (IES) com as quais a UEL possui Acordo de Cooperação. As inscrições estão abertas até as 23h59 do dia 16 de setembro e devem ser feitas pelo sistema eProtocolo. São oferecidas 51 vagas para isenção de taxas.

O Edital prevê oportunidades em Instituições de Ensino Superior da Alemanha, Chile, Colômbia, Espanha, França, Itália, Japão, México e Portugal, em várias áreas, como Ciências Sociais, Saúde Coletiva e Engenharia Civil.

Os candidatos devem estar matriculados a partir da 2ª série para cursos de regime acadêmico seriado ou que tenham cumprido no mínimo 20% do curso, para regime acadêmico de crédito ou módulo, e permanecer matriculado durante todo o processo de seleção, bem como durante o período de realização da mobilidade acadêmica. Também devem apresentar média aritmética acumulada igual ou superior a 7,5 e, no caso de estudantes de Enfermagem, ausência de conceito “não atingiu o desempenho”.

A seleção será realizada pela ARI e pela PROGRAD, até o dia 23 de setembro, considerando o mérito dos estudantes para a mobilidade acadêmica com base na autopontuação de itens do seu Currículo Lattes, conforme quadro de pontuação do Edital.

O resultado preliminar será divulgado de acordo com a classificação por instituição de destino indicada na inscrição, até as 18h do dia 26/09/2022 em www.uel.br/ari e www.uel.br/prograd . O resultado, após análise dos recursos, será divulgado até as 18h do dia 03/10/2022, por ordem de classificação dos candidatos, nas vagas indicadas, nos mesmos sites.

Dúvidas específicas a respeito de mobilidade acadêmica, suas regras e implicações podem ser esclarecidas com o setor de Mobilidade, por meio do e-mail mobilidade@uel.br.

Dúvidas específicas a respeito de cada acordo entre as IES podem ser esclarecidas com o setor de Cooperação Internacional, por meio do e-mail cooperacao@uel.br .

Informações a respeito do eProtocolo poderão ser obtidas na página de suporte: https://sites.uel.br/eprotocolo/, por e-mail: protocolo@uel.br ou por WhatsApp: (43) 3371-4036.