Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) está com as inscrições abertas 

Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) está com as inscrições abertas 

Estão abertas as inscrições para o 31º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) da UEL, que volta a ser realizado de forma presencial nos dias 23, 24 e 25 de novembro. Este ano 850 estudantes de Iniciação Científica (IC) estão aptos a apresentarem seus trabalhos, e participar do mais importante evento do calendário da pós-graduação. […]

Estão abertas as inscrições para o 31º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) da UEL, que volta a ser realizado de forma presencial nos dias 23, 24 e 25 de novembro. Este ano 850 estudantes de Iniciação Científica (IC) estão aptos a apresentarem seus trabalhos, e participar do mais importante evento do calendário da pós-graduação. O prazo para o envio dos resumos chega ao fim no dia 22 de setembro, sendo necessário a realização do cadastro no portal da Universidade Estadual de Londrina.

Conforme o coordenador do Escritório de Apoio ao Pesquisador e coordenador-geral do evento, professor Claudemir Zucareli, a expectativa é positiva uma vez que a edição deste ano marca o retorno ao modelo tradicional, após o isolamento social imposto pela pandemia. “É o evento mais importante, onde conseguimos reunir todas as áreas do conhecimento representadas. Há uma possibilidade de interação destes alunos com outros cientistas para fortalecer o desenvolvimento e o senso crítico destes estudantes com relação ao conhecimento e a informação”, avalia Zucareli. 

Estão aptos a participar do evento estudantes de oito áreas do conhecimento, sendo obrigatória a participação de alunos bolsistas vinculados na Iniciação Científica no período entre setembro de 2021 e agosto de 2022, nas diversas modalidades (CNPq, CNPa-AF, CNPq-EM, Fundação Araucária-FA, Fundação Araucária Inclusão Social e bolsistas-UEL). Já a participação dos alunos de Iniciação Científica não bolsistas e de estudantes do Ensino Médio é facultativa, desde que seus projetos tenham prazo final em período anterior a esta quarta-feira (31). O estudante terá direito ao certificado de IC mediante a aprovação do seu Relatório do projeto de pesquisa pelo Comitê Assessor do Programa de Iniciação Científica (PROIC) e, caso bolsista, também a apresentação do trabalho no evento.

O Encontro Anual de Iniciação Científica é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG) da Universidade Estadual de Londrina é um importante momento para o despertar da vocação para a carreira acadêmica, lembra Zucareli. “É um despertar, pois ser cientista também é uma profissão”, completa. 

Aberto à comunidade externa, o EAIC também proporciona a convergência de interesses entre o trabalho produzido na universidade e as demandas do setor produtivo. “Embora sejam pesquisas básicas, no âmbito da graduação e Ensino Médio, muitas vezes interagem e estão relacionadas com projetos desenvolvidos pelo próprio pesquisador ou pesquisas desenvolvidas nos programas de Pós-Graduação. Com certeza estes resultados, embora sendo parte de projetos maiores, podem ser de interesse ou chegar a produzir conhecimento, inovação, tecnologias que são de interesse da comunidade em geral ou até de empresas”, avaliou Claudemir Zucareli. 

Leia também