Projeto publica livro com imagens tridimensionais de São Francisco de Assis

Projeto publica livro com imagens tridimensionais de São Francisco de Assis

Em 2018, cerca de 450 imagens de São Francisco de Assis, cedidas pela própria comunidade londrinense, compuseram uma exposição sobre o personagem histórico no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss. Dispostas em diferentes salas, as imagens eram de todo tipo: bidimensionais, tridimensionais, com o santo em pé, deitado, dormindo, com pombas, sem pombas, e feito […]

Em 2018, cerca de 450 imagens de São Francisco de Assis, cedidas pela própria comunidade londrinense, compuseram uma exposição sobre o personagem histórico no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss. Dispostas em diferentes salas, as imagens eram de todo tipo: bidimensionais, tridimensionais, com o santo em pé, deitado, dormindo, com pombas, sem pombas, e feito com diferentes materiais, como madeira e argila.

Iniciativa do projeto “Francisco de Assis e Londrina: faces e histórias”, grande parte das imagens foi parar no livro “Francisco de Assis em Londrina: imagens, pessoas, lugares”, a partir de uma investigação histórica sobre as imagens tridimensionais contemporâneas de Francisco, com base em um levantamento realizado com moradores de Londrina. A pesquisa tem mostrado que as imagens extrapolaram a representação religiosa-institucional para assumir inúmeras facetas, muitas vezes em identificação com seus proprietários.

O livro é bilíngue (português/inglês) está disponível na versão digital e gratuita através do link. Para informações sobre a edição física, em capa dura, escrever para este e-mail.

História e memória

O projeto cultural “Francisco de Assis e Londrina: faces e histórias” realiza pesquisa histórica e patrimonial com o objetivo de narrar e preservar as histórias de londrinenses a partir de um estudo de caso específico: a relação deles com imagens de Francisco de Assis.

O projeto é constituído por duas atividades principais: pesquisa, registro e exposição de imagens de Francisco em Londrina; curso de atualização para docentes: “Imagens no Ensino de História”.

Acompanhe a página do projeto no Instagram, na página do Museu Histórico de Londrina e no site do projeto para conhecer as atividades e novidades.

O Projeto “Francisco de Assis e Londrina: faces e histórias” é patrocinado pela Secretaria de Cultura de Londrina, dentro do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC 020-49) e conta com apoio do Museu Histórico de Londrina, Laboratório de Teoria e História das Mídias Medievais – Lathimm (LATHIMM-USP), e Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI-UEL).

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.
Leia também

CINEMA

Cine Ouro Verde exibe cinebiografia com atriz de The White Lotus como protagonista 

O Cine Teatro Ouro Verde exibe, entre os dias 27 e 29 de agosto, o drama biográfico sobre a escultora, pintora e cineasta francesa Niki de Saint Phalle (1930-2002), interpretada por Charlotte Le Bon, destaque por seu papel na série The White Lotus. O filme será exibido entre quarta e sexta-feira, diferentemente da programação normal, […]


Publicação

PPG em Direito Negocial lança “Contratualização das Relações Familiares e Sucessórias” nesta segunda (25)

O Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) recebe, na manhã desta segunda-feira (25), às 9h30, docentes e pesquisadores envolvidos na elaboração da obra “Contratualização das Relações Familiares e Sucessórias”, lançada pela Editora Foco. A publicação reúne artigos de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Direito Negocial (PPGDN). Confira os nomes ao final desta […]


Colóquio

Departamento de Música e Teatro promove evento nacional

O 1° Colóquio Nacional de Pesquisa em Música de Londrina busca promover diálogos entre pesquisadores e incentivar a produção científica. As inscrições ainda estão abertas


Desafios

GESPAM e CCS promovem I Congresso Nacional de Saúde Mental da UEL

Com uma proposta interdisciplinar, evento tem como objetivo ser um momento de discussões e trocas sobre os desafios atuais, envolvendo saúde mental de adolescentes e o uso de substâncias psicoativas