Projeto publica livro com imagens tridimensionais de São Francisco de Assis

Projeto publica livro com imagens tridimensionais de São Francisco de Assis

Em 2018, cerca de 450 imagens de São Francisco de Assis, cedidas pela própria comunidade londrinense, compuseram uma exposição sobre o personagem histórico no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss. Dispostas em diferentes salas, as imagens eram de todo tipo: bidimensionais, tridimensionais, com o santo em pé, deitado, dormindo, com pombas, sem pombas, e feito […]

Em 2018, cerca de 450 imagens de São Francisco de Assis, cedidas pela própria comunidade londrinense, compuseram uma exposição sobre o personagem histórico no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss. Dispostas em diferentes salas, as imagens eram de todo tipo: bidimensionais, tridimensionais, com o santo em pé, deitado, dormindo, com pombas, sem pombas, e feito com diferentes materiais, como madeira e argila.

Iniciativa do projeto “Francisco de Assis e Londrina: faces e histórias”, grande parte das imagens foi parar no livro “Francisco de Assis em Londrina: imagens, pessoas, lugares”, a partir de uma investigação histórica sobre as imagens tridimensionais contemporâneas de Francisco, com base em um levantamento realizado com moradores de Londrina. A pesquisa tem mostrado que as imagens extrapolaram a representação religiosa-institucional para assumir inúmeras facetas, muitas vezes em identificação com seus proprietários.

O livro é bilíngue (português/inglês) está disponível na versão digital e gratuita através do link. Para informações sobre a edição física, em capa dura, escrever para este e-mail.

História e memória

O projeto cultural “Francisco de Assis e Londrina: faces e histórias” realiza pesquisa histórica e patrimonial com o objetivo de narrar e preservar as histórias de londrinenses a partir de um estudo de caso específico: a relação deles com imagens de Francisco de Assis.

O projeto é constituído por duas atividades principais: pesquisa, registro e exposição de imagens de Francisco em Londrina; curso de atualização para docentes: “Imagens no Ensino de História”.

Acompanhe a página do projeto no Instagram, na página do Museu Histórico de Londrina e no site do projeto para conhecer as atividades e novidades.

O Projeto “Francisco de Assis e Londrina: faces e histórias” é patrocinado pela Secretaria de Cultura de Londrina, dentro do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC 020-49) e conta com apoio do Museu Histórico de Londrina, Laboratório de Teoria e História das Mídias Medievais – Lathimm (LATHIMM-USP), e Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI-UEL).

Leia também