Evento nacional on line debate Arqueometria e Patrimônio

Evento nacional on line debate Arqueometria e Patrimônio

A UEL sedia, de 21 a 23 de setembro, de forma on line, a VI Escola Brasileira de Arqueometria e Ciências Aplicadas ao Patrimônio – EBRARQ 2022. A primeira edição ocorreu em 2012, no Rio de Janeiro, inspirada na “Scuola estiva de arqueometria”, realizada anualmente na Itália. A Arqueometria é uma ciência interdisciplinar que estuda […]

A UEL sedia, de 21 a 23 de setembro, de forma on line, a VI Escola Brasileira de Arqueometria e Ciências Aplicadas ao Patrimônio – EBRARQ 2022. A primeira edição ocorreu em 2012, no Rio de Janeiro, inspirada na “Scuola estiva de arqueometria”, realizada anualmente na Itália.

A Arqueometria é uma ciência interdisciplinar que estuda os materiais construtivos utilizados pela Humanidade no período pré-histórico e histórico. A proposta do evento é a troca de experiência e de informação entre pesquisadores de setores diversos, integrando análises científica, estilística, material, histórica e filosófica numa perspectiva interdisciplinar.

O objetivo do evento é criar um fórum de discussão, para estudantes e especialistas de diferentes formações, sobre uma ampla gama de técnicas experimentais, que são utilizadas para o conhecimento, restauração e conservação de Bens do Patrimônio Cultural. A programação prevê apresentação de trabalhos, discussões, conferências, apresentação de documentário e aulas experimentais, além do lançamento de uma edição especial da Revista Semina Ciências Exatas e Tecnológicas da UEL.

As inscrições para ouvinte estão abertas até o dia 14 de setembro. Mais informações podem ser obtidas no site do evento.

Leia também