Diretora da ARI coordena curso de capacitação para professores em Cabo Verde

A diretora da Assessoria de Relações internacionais (ARI) da UEL, professora Viviane Furtoso, foi uma das convidadas do XIII Curso de Capacitação para Elaboração de Roteiros Didáticos para o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/ Língua Não Materna (PPPLE), realizado na semana passada, na Cidade da Praia, em Cabo Verde. O evento foi realizado […]

publicado por

Agência UEL

A diretora da Assessoria de Relações internacionais (ARI) da UEL, professora Viviane Furtoso, foi uma das convidadas do XIII Curso de Capacitação para Elaboração de Roteiros Didáticos para o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/ Língua Não Materna (PPPLE), realizado na semana passada, na Cidade da Praia, em Cabo Verde. O evento foi realizado de 5 a 9 setembro e reuniu cerca de 30 professores de Ensino Secundário de Cabo Verde.

A coordenadora da ARI ministrou o curso juntamente com a professora Edleise Mendes, da UFBA. O curso foi promovido pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP)   que busca a promoção e a difusão da língua portuguesa como meio de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais.

Incanha Intumbo (Diretor do IILP), Edleise Mendes (UFBA), Denise Fonseca (IILP) e Viviane Furtoso (UEL)

Segundo a professora Viviane, em um contexto onde a língua portuguesa não é a primeira língua da maioria dos cabo-verdianos, o português é aprendido na escola como língua não materna, embora seja o idioma oficial do país. “Isso coloca um grande desafio para a formação de professores em Cabo Verde”, define a coordenadora da ARI.

Na última quarta-feira (7 de Setembro), a equipe do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), juntamente com as professoras brasileiras participaram da celebração do Bicentenário da Independência do Brasil, realizada na residência do Embaixador do Brasil, em Cabo Verde, Colbert Soares Pinto.