Cerimônia marca 52 anos do Museu Histórico e NDPH

Durante o evento foi feita a entrega da restauração cênica da locomotiva manobreira La Meuse 101.

Servidores, professores, estudantes da UEL e diversos convidados da comunidade se reuniram nesta nesta segunda-feira (19) para a cerimônia de aniversário de 52 anos do Museu Histórico de Londrina e o do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH). Na ocasião, foi feita a entrega da restauração cênica da locomotiva manobreira La Meuse 101, que está no pátio do Museu desde 2016.

Presente no evento, a reitora da UEL, Marta Favaro, homenageou àqueles que fizeram a construção dos espaços e a manutenção da história de Londrina. “É a preservação dos resquícios da vida vivida, que mostra sensibilidade e sentimento de pertencimento”, disse.

O Museu Histórico e o NDPH (antigo Arquivo) nasceram juntos, no ano de 1970, no porão do Colégio Hugo Simas. Conheça um pouco mais da história nesta matéria da TV UEL.

Cerimônia

A diretora do Museu Histórico, Edméia Ribeiro, trouxe números recentes sobre o Museu, que recebeu de janeiro até setembro de 2022, mais de 9 mil visitantes, de diversos estados e até de outros países, além da visita de mais de 200 escolas. Atualmente, ele é o quarto museu mais visitado do Paraná.

José Miguel Arias Neto, diretor do NDPH, destacou o papel do Núcleo para a preservação do acervo e da memória. Destacou ainda o papel dos dois espaços da Universidade, como laboratórios para o curso de História e diversos outros.

Museu e NDPH (6)
Museu e NDPH (4)
Museu e NDPH (3)
Museu e NDPH (5)
Museu e NDPH (2)

Foto: Celio Costa/ TV UEL

Representando a Secretaria de Cultura de Londrina, a diretora do Patrimônio Artístico e Histórico, Solange Batigliana, destacou a parceria entre Prefeitura e UEL. “Numa cidade que vai fazer 88 anos, ter um museu com 52 anos, é digno de reverência às pessoas que valorizaram a história”. Ela também lembrou do processo para manter a manobreira na cidade e como o apoio entre diversos grupos foi fundamental para preservar essa parte histórica.

Manobreira

No pátio do Museu Histórico desde 2016, a manobreira La Meuse 101 tem um grande valor histórico e cultural para Londrina. A locomotiva, que está sob os cuidados da Prefeitura de Londrina desde 1999, já serviu a Estrada de Ferro Paraná, na Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande, e a Rede Viação Paraná – Santa Catarina. “Entregamos para comunidade mais uma peça que representa a nossa história, a manobreira”, defendeu a diretora do Museu, Edméia Ribeiro.

Foto: Celio Costa/ TV UEL

Estiveram presentes na cerimônia a diretora do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), Ana Heloisa Molina; a chefe de gabinete da reitoria da UEL, Lisiane Freitas de Freitas; a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade, Zilda Aparecida Freitas de Andrade; a diretora da Casa de Cultura da UEL, Marta Dantas; a assessora de Relações Institucionais e Inovação da Fundação  Araucária, Cristianne Cordeiro Nascimento; a representante da Associação Amigos do Museus (ASAM), Vanda de Moraes; além autoridades municipais e federais. O evento também contou com a apresentação do violonista Arthur Guimarães.

Confira as fotos da cerimônia de aniversário do Museu Histórico de Londrina e o do NDPH.