Catálogo reúne trabalhos de estudantes de Design de Moda da UEL 

Catálogo reúne trabalhos de estudantes de Design de Moda da UEL 

A atividade fez parte do encerramento das avaliações da disciplina Fundamentos do Design, do curso de Design de Moda.

Exercitar a racionalidade espacial e a criatividade, buscando a relação entre o design e a arte em produtos vestíveis. Este foi o objetivo de uma atividade desenvolvida em conjunto por docentes dos departamentos de Design e Artes Visuais da UEL, ambos do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), com 28 estudantes do 1º ano do curso de Design de Moda. Além de terem sido avaliadas por um grupo de experientes designers brasileiros, as obras desenvolvidas foram expostas e passaram a compor um catálogo lançado por uma editora londrinense.  

Conforme a docente, Suzana Barreto, a atividade fez parte do encerramento das avaliações da disciplina Fundamentos do Design, do curso de Design de Moda, e foi realizada em conjunto com a disciplina de História da Arte, ministrada pelo professor Jardel Dias Cavalcanti, do Departamento de Artes Visuais. Os estudantes deveriam desenvolver poliedros platônicos e arquimedianos combinando faces modulares contínuas e usando apenas corte e vinco em papel. Ao mesmo tempo, as obras de arte deveriam dialogar com quatro importantes movimentos artísticos que, de alguma forma, romperam com a separação entre o design e a arte a partir da década de 1960. Estes movimentos ficaram mundialmente conhecidos como Pop Art, Op Art, De Stijl e Art Déco.

Proponente da atividade ao lado da professora Suzana, o professor Jardel Dias Cavalcanti destacou os aspectos didáticos da atividade conjunta. “Uma obra abstrata tem cor, estrutura e espaço, três elementos básicos que têm muita relação com a disciplina da Suzana. Foi excelente porque eles encontraram no projeto dos objetos as mesmas características dos estilos. Ou seja, eles entenderam a lógica dos estilos e aplicaram direitinho”, diz. 

Ele também destaca que a aproximação entre o design de objetos utilizáveis e a arte se consolida a partir do movimento Bauhaus, surgido na Alemanha e considerado um dos pilares para o modernismo. “O grande debate é: isso é obra de arte ou é só um grande objeto utilitário? Porque no século XX, depois da escola Bauhaus, houve uma aproximação entre os objetos utilitários e a obra de arte. Na Bauhaus, vários artistas foram trabalhar produzindo berços e móveis. Você tem Mondrian, Paul Klee e Kandinsky produzindo e rompendo essa distância entre objeto artístico e design”, explica. 

Em seguida, um catálogo foi desenvolvido e publicado pela londrinense Galileu Edições.

Mostra 

A atividade também contou com a avaliação de uma grupo de experientes designers integrantes do Centro Brasil Design, hub que fomenta a cultura do design no País realizando conexões, eventos, mostras e premiações por meio de programas que impactam positivamente as empresas e a sociedade. Uma votação livre foi realizada por meio de um formulário e foram escolhidas as melhores obras nas quatro categorias desenvolvidas pelas estudantes.

De STJIL

1º Lugar – Camila Kaori Anegawa

2º Lugar – Giovanna Zampa Chiarelli

ART DECO

1º Lugar – Letícia Yume Naozuca Sato

2º Lugar – Esthefane Lima Belle

OPTICAL ART

1º Lugar – Bruna Faria

2º Lugar – Flavia Freitas e Jacqueline Lopes Barbosa ( empate)

POP ART

1º Lugar – Raquel Bonfim Lima

2º Lugar – Larissa de Souza Padua

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