Estudantes de Direito participam da maior competição internacional de arbitragem na Áustria

Considerada a maior competição mundial de Arbitragem Comercial Internacional, a Vis Moot será realizada entre os dias 31 de março e 6 de abril.

publicado por

Agência UEL

Oito estudantes do curso de Direito, que integram o projeto UELaw Arbitration Team, participam, entre os dias 31 de março e 6 de abril, da 30ª edição da Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot (Vis Moot). Considerada a maior competição mundial de Arbitragem Comercial Internacional, a Vis Moot será realizada na Faculdade de Direito da Universidade de Viena, na Áustria, com a participação de mais de 380 equipes de diversos países. O Paraná será representado por três equipes, sendo a da UEL a única de uma universidade estadual e localizada fora de Curitiba.

Durante a competição, os estudantes recebem um caso jurídico fictício da instituição organizadora e devem elaborar, em inglês, uma defesa dos interesses da parte Requerida e Requerente, alternativamente, perante um Tribunal Arbitral simulado por profissionais da área. Nesta edição, os casos irão abordar questões de contratos licitatórios, corrupção e empresas estatais dentro da Arbitragem Internacional Comercial.

Equipe da UELaw Arbitration Team que representará a Universidade na Vis Moot (Foto: Arquivo pessoal)

Ao todo, o time enfrentará equipes de quatro universidades internacionais: Universidade Kwansei Gakuin, do Japão; Universidade de Munique, da Alemanha; Universidade de Liubliana, da Eslovênia; e Universidade de Zenica, da Bósnia e Herzegovina. Anteriormente, o grupo participou das prévias da competição, chamadas “Pre-Moots”, que ocorreram no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Curitiba. A equipe da UEL é representada pelos estudantes João Paulo Neves de Moraes, Ana Paula Delgado Fadel, Mariana Martos Yamashita, Luísa Fernanda Sitta Martins, Stella Fagotti Miranda de Paiva, Giovana Vieira Leonel Moreira, Adriane Gabriele Martins e Fernando Milanez Garboza.

Coordenado pela professora Letícia Baddauy, do Departamento de Direito Público (Cesa), a UELaw Arbitration Team é fruto de um projeto que tem como foco a arbitragem internacional, método de resolução de conflitos comerciais com maior ênfase em grandes cidades do Brasil e do mundo.