Formado por estudantes de Música, grupo de choro se apresenta às quartas-feiras, no RU

Formado por estudantes de Música, grupo de choro se apresenta às quartas-feiras, no RU

Como iniciativa de estudantes do curso de Música da UEL, o grupo Chorando no Almoço começou em novembro de 2022 e, desde então, anima todas as quartas-feiras o almoço do Restaurante Universitário. As apresentações são realizadas semanalmente, entre 12h15 e 13h30.  O chorinho é um estilo musical urbano brasileiro e tem sua origem no final do […]

Julia Santaguida*

Agência UEL


Como iniciativa de estudantes do curso de Música da UEL, o grupo Chorando no Almoço começou em novembro de 2022 e, desde então, anima todas as quartas-feiras o almoço do Restaurante Universitário. As apresentações são realizadas semanalmente, entre 12h15 e 13h30. 

O chorinho é um estilo musical urbano brasileiro e tem sua origem no final do século XIX. Mesmo que o nome pareça triste, o gênero tem um ritmo agitado e alegre, caracterizado pelo improviso dos chorões.

Por incentivo do professor Jailton Santana, coordenador do projeto de extensão de Performance Musical, do curso de Música, os estudantes viram a oportunidade de tocar em grupo, já que no curso de licenciatura a prática individual é mais comum.

Segundo Débora Almeida, uma das fundadoras da roda, o interesse por resgatar a tradição musical brasileira é por conhecer mais sobre as rodas de choro que une, agora, todo o público e comunidade universitária, seja para participar tocando algum instrumento, cantando ou até mesmo como ouvinte. 

Chorando no Almoço soma mais de 10 instrumentos musicais, como violão de 7 cordas, cavaco, pandeiro, flauta e muito mais. E de Carinhoso, música composta por Pixinguinha e muito importante para o ritmo, a Tico Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu e popularizado na voz da Carmen Miranda, os estudantes interpretam suas vivências pessoais e apresentam sua versão de cada canção. 

Reprodução do perfil @chorandonoalmoco

Débora Almeida relata que o grupo é uma grande escola, uma vez que aprende com cada um, seja com quem produziu, está ouvindo ou está tocando. Exatamente esse aprendizado que foi idealizado pelo projeto, por juntar diversas pessoas com diferentes trajetórias e experiências.

Para saber mais sobre o grupo, basta acessar o perfil do Instagram @chorandonoalmoco, que semanalmente posta vídeo novo no feed, ou comparecer ao RU da UEL todas às quartas-feiras, das 12h15 às 13h30.

* Estagiária de Jornalismo

Leia também