UEL FM apresenta “Preta Voz”, série que integra campanha contra racismo

A UEL FM integra a campanha “UEL na Luta contra o Racismo”, lançada oficialmente semana passada, com uma série de entrevistas especiais intitulada “Preta Voz”, produzida e apresentada pela jornalista Janaína Ávila. A série, de cinco programas, traz perfis de profissionais pretos mostrando a potência e o talento em suas áreas de atuação. O primeiro […]

A UEL FM integra a campanha “UEL na Luta contra o Racismo”, lançada oficialmente semana passada, com uma série de entrevistas especiais intitulada “Preta Voz”, produzida e apresentada pela jornalista Janaína Ávila. A série, de cinco programas, traz perfis de profissionais pretos mostrando a potência e o talento em suas áreas de atuação. O primeiro episódio já está disponível no site da rádio e terá reprise nesta quarta, dia 29, às 21 horas, também em abril, dia 7, às 10 horas, e dia 11, às 17 horas.

Colaboradora da rádio com o programa “Mundo Sonoro”, Janaína foi convidada a realizar a série que incluía, inicialmente, uma lista de “estrelas”. Mas ela conta que reformulou completamente a pauta, a partir de sua própria vivência como mulher preta. “E recém-chegada na luta antirracista, porque cheguei tarde”, relata.

O primeiro entrevistado é o pastor Henrique Vieira, da Igreja Batista do Caminho e eleito deputado federal pelo PSOL. “Eu o acompanho há muito tempo, fascinada pela abordagem que ele dá à religião, bem diferente do que tenho visto nos discursos que chegam até mim, principalmente da facção mais violenta e opressiva que ganhou muito poder nos últimos anos. Henrique Vieira tem um discurso baseado no amor e no grito antirracista do Evangelho. Uma perspectiva nova, mas que ele mesmo diz que não é, e que dá muita esperança. É acolhedor”, explica Janaína.

A jornalista comenta que o projeto busca valorizar a história dos entrevistados, além de sua trajetória, projetos e contribuições sociais. Mas ela esclarece que a luta pela eliminação da discriminação racial aparece nas conversas. “É impossível não tocar no racismo porque ele nos atravessa a todo momento”.

Janaína Ávila, produtora da série "Preta Voz".
Janaína Ávila, produtora da série, selecionou entrevistados que rendessem boas histórias e vivências

Até agora, o projeto “Preta Voz” tem três entrevistas gravadas. Outras duas serão produzidas. A segunda entrevistada foi a publicitária Amanda Abreu, de São Paulo, do “Indique uma Preta”, consultoria especializada em diversidade e inclusão que conecta a comunidade negra ao mercado de trabalho. As sócias são todas mulheres e a empresa nasceu em um grupo numa rede social, cresceu e hoje faz um trabalho de conscientização de organizações para a construção de espaços diversos e inclusivos, influenciando de forma direta no desenvolvimento desses profissionais.

O “Indique uma Preta” também oferece estratégias de comunicação, prestando consultoria e auxiliando na construção de um posicionamento genuíno relacionado à diversidade. Janaína e Amanda conversaram sobre mercado de trabalho, como os jovens estão chegando nele, a postura mais combativa e consciente de que o espaço deve existir para todos.

O terceiro entrevistado é Mauro Baracho, de Belo Horizonte, mestre em antropologia que escolheu a educação como arma da sua luta antirracista. Ele mantém o BeabÁfro, onde oferece cursos sobre o tema. É um digital influencer com perfil no Instagram onde trata muito de autoestima do povo preto; de como o povo preto também reproduz o racismo; fala de como o racismo aparece na cultura pop e utiliza memes. Segundo Janaína, foi uma conversa relevadora de traços de baixa autoestima que o povo preto carrega.

Série Preta Voz

Produção e apresentação: Janaína Ávila