Livro homenageia professora e pesquisadora de Estudos da Linguagem

A professora Esther Gomes de Oliveira (Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas/CLCH) foi homenageada por outros professores, pesquisadores e ex-orientandos com a publicação do livro “Dimensões e materialidades da argumentação: homenagem a Esther Gomes de Oliveira” (editora Pontes, Campinas/SP). Organizada pelos professores Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira, Roberta Maria Garcia Blasque, Antonio Lemes Guerra Junior […]

José de Arimathéia

Agência UEL

Organizada pelos professores Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira, Roberta Maria Garcia Blasque, Antonio Lemes Guerra Junior e Ednéia de Cássia Santos Pinho, a obra destaca a relevância da professora Esther na área dos Estudos da Linguagem, especialmente em Argumentação. De acordo com Antonio, a ideia nasceu em uma reunião dos quatro colegas, ano passado, quando já se sabia que a professora se aposentaria, o que efetivamente aconteceu no final de 2022.

A professora Esther é Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo e atua principalmente em Semântica, Língua Oral e Argumentação. Também foi fundadora do CELLIP (Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná), juntamente com outros professores e alunos.

Parcerias e afetos

A professora Suzete Silva, do mesmo Departamento, escreve na obra: “Este livro nasce da articulação de análogas histórias de parceria e de afetos estabelecidas há anos, nas quais pudemos trocar, ampliar e desenvolver nossos aprendizados com a Profa. Dra. Esther Gomes de Oliveira, em várias áreas de extensa colaboração bibliográfica, em campos do saber que abarcam variadas temáticas e, em particular, na área ada argumentação, dada sua expertise nos pressupostos teórico-metodológicos da Semântica Argumentativa”.

A obra tem 10 capítulos, reunidos em duas partes, escritos por 14 autores. O livro será lançado em evento on line, no próximo sábado (1º), às 15 horas, no Google Meet. Para acessar basta clicar aqui.

A obra pode ser encontrada no site da editora.