Pesquisadores lançam livro nos EUA sobre doenças prevalentes no gado de corte

Pesquisadores lançam livro nos EUA sobre doenças prevalentes no gado de corte

“Nem sempre o jeito que as doenças aparecem na América do Sul é o mesmo jeito que aparecem nos Estados Unidos”, afirma o docente do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (CCA) da UEL, Selwyn Arlington Headley. Em contato com pesquisadores de todo o mundo, o professor, que é natural de Georgetown (Guiana), é editor de uma […]

Vitor Struck

Agência UEL


“Nem sempre o jeito que as doenças aparecem na América do Sul é o mesmo jeito que aparecem nos Estados Unidos”, afirma o docente do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (CCA) da UEL, Selwyn Arlington Headley. Em contato com pesquisadores de todo o mundo, o professor, que é natural de Georgetown (Guiana), é editor de uma publicação focada em abordar as doenças bacterianas prevalentes no gado de corte e em equinos a partir de casos descobertos nos países em desenvolvimento. O livro “Infectious and Parasitic Diseases of Animals in Developing Countries” foi lançado na semana passada em Nova Iorque (EUA) pela editora Nova Science Publishers e deve chegar ao Brasil em breve. 

Contendo 11 artigos de autoria dele, de outros professores da UEL, Minas Gerais e São Paulo, e de pesquisadores de países como Argentina e Nigéria, a publicação foi desenvolvida com o objetivo de servir de apoio aos textos clássicos da área de Parasitologia e de doenças infecciosas, porém que trazem majoritariamente a visão eurocêntrica e norte-americana. 

“Cada pesquisador fala sobre a sua experiência no seu País, então o livro foi muito bem aceito. A ideia é que seja um apoio aos textos clássicos porque muitas coisas que têm que nesse livro não vão ser encontradas em outros”, considera. 

Em um destes capítulos, Headley aborda as descobertas acerca do desenvolvimento da bactéria Histophilus somni quando associada a outras doenças em ruminantes na América do Sul, uma de suas descobertas ao longo das últimas décadas de trabalho. “A Histophilus somni é uma doença que afeta principalmente bovinos e provoca lesão pulmonar, mastite, artrite, e é causada por uma bactéria. Lá nos Estados Unidos, quando tem lesão encefálica, eles acabam tendo infarto e aqui não achamos isso. Achamos, no mínimo, focos de necrose e trombose, mas infarto não”, diferencia. 

Também assinam publicações os pesquisadores brasileiros João Luis Garcia, Luiz Daniel de Barros e Fernando de Souza Rodrigues (UEL), e Júlio Augusto Naylor Lisbôa e Gustavo Rodrigues Queiroz (Pitágoras/UNOPAR). Também integram a publicação os pesquisadores Fabrício Moreira Cerri, Rogério Martins Amorim e Alexandre Secorun Borges (Unesp/Botucatu); Amanda Gabrielle de Souza Daniel, José Paulo Hiroji Sato e Roberto Maurício Carvalho Guedes (UFMG).  

 

Leia também