Três Programas de Pós-Graduação são contemplados com bolsas para inovação

A Universidade foi contemplada em 100% das propostas submetidas à Chamada Pública nº 068/2022.

José de Arimathéia

Agência UEL

Os Programas de Pós-Graduação em Agronomia, Ciência de Alimentos e Microbiologia da UEL foram contemplados na Chamada Pública nº 068/2022 – Programa de Mestrado e Doutorado Para Inovação – MAI-DAI, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Isto representa 100% das propostas submetidas à Chamada.

Do Programa de Agronomia, o professor Claudemir Zucareli recebeu 1 bolsa de Mestrado; em Ciência de Alimentos, a contemplada foi a professora Elisa Yoko Hirooka, com 1 de Doutorado; da Microbiologia, o professor Admilton Gonçalves de Oliveira Junior recebeu 6 bolsas, 3 de cada nível. Nos termos do edital, a cada bolsa de mestrado ou doutorado outorgada à UEL outras de Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI) são concedidas, com prazo de 1 ano, de modo que a UEL recebeu 16 bolsas de ITI. As bolsas já estão disponíveis e serão implementadas este mês.

De acordo com o professor Claudemir, coordenador do Escritório de Apoio ao Pesquisador (EAPq), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), o edital tem o objetivo de fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação e investir na qualificação de pesquisadores com vistas a solução de problemas do setor produtivo. “É conhecimento que se transforma em tecnologia e inovação”, comenta. Os bolsistas trabalharão em projetos de pesquisa específicos para solução de problemas apresentados por empresas parceiras da Universidade.

Os contemplados pesquisam nanotecnologia, biotecnologia, bioinsumos e desenvolvimento sustentável. Também nos termos do edital, explica Claudemir, empresas parceiras que participaram da proposta da UEL entrarão com uma contrapartida de 10 mil reais para cada bolsa de Mestrado e 20 mil reais para cada bolsa de Doutorado concedida. Esses valores deverão ser utilizados para aquisição de material necessário para realização dos projetos.