Inovação no diagnóstico de pressão intracraniana destaca pesquisadores em Simpósio Internacional

Trabalho que teve origem em dissertação de mestrado defendida no programa de Ciência Animal da UEL foi premiado como um dos três melhores do evento.

Quatro trabalhos da Universidade Estadual de Londrina foram apresentados no Rio de Janeiro, entre os dias 8, 9 e 10 de setembro, no Simpósio Internacional da Associação Brasileira de Neurologia Veterinária. O evento, que ocorre anualmente, teve como tema central “Doenças Inflamatórias e Infecciosas do Sistema Nervoso”, e proporcionou um ambiente para palestras, apresentações acadêmicas e atividades de interação entre os participantes. Os trabalhos foram orientados pela professora Mônica Vicky Bahr Arias, do Departamento de Clínica Veterinária (DPV), do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

No evento, os participantes discutiram uma variedade de tópicos dentro da neurologia veterinária e refletiram as últimas atualizações e tendências na área. A professora Mônica enfatiza a importância dessas oportunidades para o desenvolvimento profissional, bem como a oportunidade de destacar os trabalhos realizados por universidades públicas. “A participação em eventos deste tipo é muito importante para a atualização profissional e para networking, para demonstrar os trabalhos que são desenvolvidos na UEL e para ver o que os outros profissionais têm realizado na área.”

Um dos trabalhos apresentados pelo grupo de acadêmicos da UEL é fruto da dissertação do estudante do mestrado de Ciência Animal da UEL Iago Smaili Santos. O estudo discutiu a possibilidade de aplicação de um equipamento para diagnosticar aumento da pressão intracraniana em animais sem a necessidade de perfuração do crânio, técnica comumente realizada em seres humanos e raramente em animais. Por causa disso, existem diversas pesquisas sendo realizadas com métodos alternativos, e um deles é o uso da Ressonância Magnética (RM).

Destaca-se, também, um dos temas premiados durante o evento, abordado pela Universidade Federal de Goiânia, que estudou a “detecção do vírus da cinomose por RT-PCR e imunocromatografia, usando swab conjuntival, sangue, urina e fluido cérebro espinhal em cães naturalmente infectados”. Outro estudo premiado, realizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, investigou o “Estudo retrospectivo de Micro Hemorragias cerebrais e achados concomitantes de Ressonância Magnética em 747 cães”. Esses prêmios destacam a qualidade das pesquisas realizadas nas instituições envolvidas.

Professora Mônica e Iago Smaili Santos. Dissertação do estudante foi premiada no evento.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.